Os 30 times da NBA nem sempre tiveram os nomes pelos quais são conhecidos hoje em dia. Ao longo dos 76 anos da liga, várias equipes já tiveram que mudar suas alcunhas, seja pela troca de cidades ou até mesmo pela baixa popularidade do apelido escolhido.
Algumas franquias, inclusive, mudaram completamente de local e identidade visual —como é o caso do Seattle SuperSonics (atual Oklahoma City Thunder), que pode voltar a existir caso a expansão da liga seja concretizada.
Outras franquias precisaram se reinventar, como é o caso do Los Angeles Lakers, que nasceu como Minneapolis Lakers. A primeira cidade sede da franquia é conhecida como “a cidade dos 10 mil lagos”, e o nome se popularizou tanto entre os fãs, que foi mantido mesmo após a mudança para a Califórnia.
Os Clippers, outra franquia de Los Angeles, também não nasceram com esse nome; eles eram conhecidos como Buffalo Braves. Antes de se instalar na cidade atual, a equipe teve sede em San Diego, onde recebeu o nome “Clippers”, um tipo de navio popular frequentemente visto na baía da cidade.
A origem do nome Golden State Warriors é parecida com a dos Lakers. A franquia nasceu na Conferência Leste e se
Outros exemplos de equipes que mudaram de sede e mantiveram os nomes originais pela aceitação do público são Brooklyn Nets (antes New Jersey), Memphis Grizzlies (antes Vancouver), Detroit Pistons (antes Wayne Zollner), Utah Jazz (antes New Orleans) e Houston Rockets (antes San Diego).
O nome dos Rockets foi o que mais combinou com sua nova casa, parecendo até ter sido escolhido para Houston. San Diego, além da baía, também era conhecida por ter uma fábrica de foguetes. A mudança para a cidade-sede da NASA caiu como uma luva.
Times da NBA: nomes por votação popular
O Miami Heat também passou por um concurso antes de ser batizado. Os nomes concorrentes eram Sharks, Barracudas, Beachs e outros relacionados ao mar, mas o calor representando o clima quente da cidade foi o escolhido.
Nomes de times da NBA que passaram pela aprovação popular antes de serem escolhidos são Dallas Mavericks, San Antonio Spurs, Cleveland Cavaliers Minnesota Timberwolves, Portland Trail Blazers, Oklahoma City Thunder, Washington Wizards e Phoenix Suns.
Times da NBA: nomes tradicionais
Um forte motivo que deu origem a outros times da NBA foi a tradição de suas cidades-sede. Algumas franquias
O New York Knicks também nunca sofreu nenhuma mudança, e a origem do nome é bem parecida com a dos Celtics. O nome “Knicks” é o diminutivo de “knickerbocker”, uma vestimenta tradicional da Holanda. Na época, a cidade de Nova York era marcada pela grande quantidade de imigrantes holandeses.
Milwaukee Bucks segue o exemplo dos rivais em nunca ter mudado de cidade ou nome. “Bucks” foi escolhido por causa da tradição de caça de cervos na cidade e de cara já caiu no gosto popular.
Ao se mudar para a Filadélfia, o nome, que não era nada popular, também foi trocado. 76ers foi escolhido em homenagem a Declaração de Independência dos Estados Unidos, que aconteceu em 1776, na cidade de Filadélfia. O nome se popularizou principalmente pelo apelido “Sixers”.
Outros times da NBA que receberam nomes relacionados às tradições de suas cidades são Denver Nuggets, por causa das pepitas nas minas; Indiana Pacers, por causa dos autódromos; e Orlando Magic, por causa dos parques da Disney.