Adam Silver, comissário da NBA, admitiu que a partir de 2024 a liga estudará uma possível expansão para Las Vegas e Seattle, aumentando o número de franquias para 32.
Os rumores sobre um aumento de times na competição já são antigos, mas até ano passado, eram veementemente negados pelo comissário. O primeiro passo para a expansão será a negociação de direitos de transmissão de jogos na televisão.
Apesar de finalmente assumir que o crescimento da NBA é algo que faz sentido para o futuro, Silver afirmou, no último domingo (4), que ainda “não há nada específico em mente”.
LEIA TAMBÉM:
+ Saiba quem são os recordistas em triplos-duplos na história da NBA
++ Bam Adebayo revela o que sentiu com a torcida abandonando o Heat
A cidade de Las Vegas sempre foi uma possibilidade clara nos rumores sobre o assunto nos últimos anos, até porque, tem crescido dentro das ligas esportivas dos Estados Unidos.
Em 2017, nasceu o Golden Knights, time da NHL. No mesmo ano, o Oakland Raiders, da NFL, se mudou para a cidade e passou a se chamar Las Vegas Raiders. Este ano, o Oakland Athletics, da MLB, também anunciou sua saída da cidade da Califórnia para Nevada.
Após a mudança do time de beisebol, a NBA se tornou a única liga norte-americana além da MLS a não ter uma franquia representante em Las Vegas, que por ser um destino turístico, tem bom potencial financeiro. Além disso, LeBron James declarou, em outubro do ano passado, que tem vontade de ser dono de uma franquia na cidade.
SuperSonics podem voltar à NBA
Seattle, por sua vez, já foi palco de uma das equipes mais populares do basquete: o Seattle SuperSonics, que desde 2008 é conhecido como Oklahoma City Thunder.
A última casa dos Sonics em Seattle foi a KeyArena, que hoje abriga apenas o Seattle Kraken, da NHL, mas pode voltar a sediar um time de basquete com uma boa reforma.
O ginásio, inclusive, foi o principal motivo da saída da franquia da cidade. Em 2006, a equipe foi comprada por um investidor de Oklahoma, Clay Bennett, que exigiu reformas ou uma nova arena para manter o time na cidade.
Após algumas tentativas falhas de financiamento, os Sonics acabaram se mudando para Tulsa e trocaram de nome para Thunder.
Por causa dessa mudança, o nome SuperSonics e o logotipo estão disponíveis para serem usados por uma possível nova franquia. Antes de migrar para Oklahoma, a equipe conquistou um título da NBA em 1979.