O Denver Nuggets, campeão da NBA 2023, tem um nome curioso não só para os brasileiros. Mesmo nos Estados Unidos, “nuggets” se referem àqueles pedacinhos de frango sem osso, empanados e geralmente fritos. Mas por que o Denver Nuggets tem esse nome?
A origem do nome nada tem a ver com um dos maiores ícones do fast food. A página oficial da NBA é uma das que trata de explicar a curiosidade que envolve a franquia de Jamal Murray e Nikola Jokic.
A franquia era conhecida como Denver Rockets quando se associou à ABA (American Basketball Association), em 1967. No mesmo ano, com a expansão da NBA (National Basketball Association), o San Diego (hoje Houston) confundiu as coisas com o nome Rockets. Em 1974, o Denver precisou mudar de nome e se chamar Nuggets, já que o nome anterior já estava sendo utilizado na NBA.
YOUR DENVER NUGGETS ARE THE 2023 NBA CHAMPIONS 🏆#bRINGItIn pic.twitter.com/aOHqbUYwOx
— Denver Nuggets (@nuggets) June 13, 2023
O nome Nuggets se refere ao boom de pessoas que migraram para o Colorado, no século 19, para trabalhar na mineração de peiptas de ouro e prata em busca de fortunas. O atual símbolo da franquia, inclusive, mostra duas picaretas estilizadas, com os montes que circundam a região ao centro e uma bola de basquete em branco e amarelo, com as cores representando a neve e a terra.
Mais do que isso, o nome é também uma homenagem ao Denver Nuggets que jogou a temporada de 1949-1950, nos primeiros anos da NBA — as estatísticas dessa equipe são separadas das do atual Denver Nuggets.
Nos últimos anos, o ginásio Ball Arena promoveu uma série de promoções de frango frito gratuito em caso de vitória dos Nuggets, mas o ato não virou propriamente uma tradição.