NBA: o que esperar do Los Angeles Lakers na temporada 2023-24?

Paola Zanon | 26/10/2023 - 20:00

O Los Angeles Lakers teve uma estreia amarga na temporada 2023-24 da NBA com a derrota para o Denver Nuggets por 119 a 107 na última terça-feira.

Essa foi a quinta derrota consecutiva para a franquia do Colorado em jogos oficiais. Na temporada passada, os Lakers foram eliminados nas finais da Conferência Oeste por 4 a 0, pelo mesmo time.

Apesar do resultado negativo do primeiro jogo, não dá para esperar uma temporada ruim da franquia de Los Angeles, como aconteceu no ano passado, quando o time chegou a ter 10 derrotas nos 12 primeiros confrontos. 

Os ajustes na equipe começaram ainda na temporada anterior, com a saída de Russell Westbrook, que não conseguiu encaixar seu estilo de jogo no time, e a chegada de D’Angelo Russell, que apesar de ter se machucado, ainda foi relevante, principalmente na pós-temporada.

Além disso, um outro nome já antigo chegou a surpreender o técnico Darvin Ham: Austin Reaves. O armador não-draftado foi uma das poucas opções que sobraram no banco na ausência de D’Lo e LeBron James e acabou conquistando uma vaga fixa no quinteto titular.

Graças a essas mudanças, os Lakers saíram de 10 derrotas em 12 jogos no começo da temporada para as finais da Conferência Oeste. 

Durante a offseason, mais ajustes: a franquia dispensou Dennis Schroder, que vinha jogando bem, mas trouxe Jaxson Hayes e Christian Wood para reforçar a defesa ao lado de Anthony Davis. 

O garrafão foi um dos pontos mais fracos da equipe na temporada passada, principalmente pela dependência dos dias inspirados e saudáveis de Davis.

Na pré-temporada, o ritmo de um time capaz de brigar por um título se manteve, apesar do número de derrotas continuar maior que o de vitórias: 4-2

O que precisa ser levado em consideração é que Ham estava testando diversas combinações para definir o quinteto titular. Além disso, LeBron e Reaves, que são dois dos principais jogadores, quase não entraram em quadra. Com eles, o cenário seria diferente.

Tempo de quadra de LeBron nos Lakers

LeBron James, do Los Angeles Lakers, em sua 21ª temporada da NBA. Foto: Icon sport
LeBron James, do Los Angeles Lakers, em sua 21ª temporada da NBA. Foto: Icon sport

Maior pontuador da história da NBA, LeBron James terá seu tempo de quadra limitado na 21ª temporada de sua carreira. Dos 48 minutos de jogo, ele ficará em quadra no máximo 30 minutos. 

Aos quase 39 anos, o astro continua sendo um dos principais nomes dos Lakers desde a conquista do título em 2020. Mas o tempo de quadra reduzido significa que a franquia precisa encontrar um jeito de jogar que não dependa tanto assim de LeBron.

O elenco não tem nenhum talento individual que esteja à altura do ala, mas o time como um todo pode superar sua ausência durante os 18 minutos que serão jogados sem ele, assim como fizeram em fevereiro deste ano, quando ele se lesionou. 

Ainda assim, o veterano foi o destaque da noite pelos Lakers contra os Nuggets com 21 pontos, oito rebotes e cinco assistências na estreia de sua 21ª temporada.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.