O Denver Nuggets abriu 1 a 0 na série contra o Miami Heat nas Finais da NBA e, apesar do longo caminho pela frente, deu um passo para quebrar uma espécie de maldição que já dura 43 anos.
Desde 1979, nenhum time de fora dos estados do Texas ou da Califórnia foi campeão da temporada representando a Conferência Oeste. A última equipe a conseguir o feito foi o Seattle SuperSonics, que venceu o Washington Bullets, atual Washington Wizards — em 2008, os SuperSonics se transferiram para Oklahoma City e foram rebatizados como Thunder.
One thing remains. pic.twitter.com/3wovKw3IEu
— Denver Nuggets (@nuggets) June 1, 2023
LEIA MAIS
+ NBA Finals: conheça os 7 maiores jogadores da história do Denver Nuggets
++ NBA na TV: jogos da temporada 2023/24 deixam de ser transmitidos em dois canais
+++ Conheça as equipes nunca ganharam um título na NBA
A estatística surpreende já que, das 15 franquias do Oeste, oito são de outros estados. Quatro vêm da Califórnia (Lakers, Clippers, Kings e Warriors) e três, do Texas (Spurs, Rockets e Mavericks). Além delas, também jogam na conferência os Grizzlies, do Tennessee, os Pelicans, da Louisiana, o Thunder, de Oklahoma, os Suns, do Arizona, os Timberwolves, de Minnesota, os Trail Blazers, de Oregon, o Jazz, de Utah, e os Nuggets, do Colorado.
Últimos campeões da NBA vindos do Oeste
De 1980 para cá, alguns poucos times dominaram as conquistas de títulos pela Conferência Oeste na NBA. O Los Angeles Lakers faturou 11 taças no período, o San Antonio Spurs ganhou cinco, o Golden State Warriors levou quatro, o Houston Rockets conquistou duas e o Dallas Mavericks foi campeão uma vez.
Isso resulta em 15 troféus para a Califórnia, sendo que somente duas equipes do estado chegaram à glória máxima, e oito para o Texas, divididos entre as três franquias locais. Aqueles de fora desses estados que representaram o Oeste nas NBA Finals nesses últimos 43 anos ficaram com o vice.
Em 1990, o Portland Trail Blazers caiu diante do Detroit Pistons. Em 1993, foi a vez do Phoenix Suns ser derrotado pelo Chicago Bulls. Depois, foram três chances seguidas desperdiçadas, entre 1996 e 1998, uma pelo Seattle SuperSonics e duas pelo Utah Jazz, todas para os Bulls. Somente em 2012 é que o Oklahoma City Thunder tentou acabar com a maldição, mas perdeu para o Miami Heat. E mais recentemente, em 2021, os Suns novamente ficaram com o vice, desta vez diante do Milwaukee Bucks.
Denver Nuggets e Miami Heat voltam a se enfrentar neste domingo, às 21 horas (de Brasília), de novo na Ball Arena, no Colorado, pelo Jogo 2, das Finais da NBA. Depois das duas primeiras partidas, a série irá para a Flórida, para os Jogos 3 e 4, no Kaseya Center.