O Golden State Warriors anunciou a contratação de Mike Dunleavy Jr. como seu novo gerente-geral de operações após a saída de Bob Myers, que ficou 11 anos no cargo e conquistou quatro títulos da NBA.
As informações são de Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN. Dunleavy já trabalhava como executivo na franquia de São Francisco e tem uma experiência de 15 anos como jogador da liga, tendo começado em 2002 no próprio Golden State.
Depois de cinco anos jogando pelos Warriors, Mike teve passagens pelo Indiana Pacers, Milwaukee Bucks e Cleveland Cavaliers, mas sua atuação mais marcante foi no Chicago Bulls entre 2013 e 2016.
Em sua segunda temporada pelo time que consagrou Michael Jordan, Dunleavy foi um dos principais responsáveis pela ida do time aos playoffs ao lado de Derrick Rose, que havia acabado de voltar de uma lesão, além de Pau Gasol e Jimmy Butler.
Classificados em 3º lugar pela Conferência Leste em 2015, os Bulls enfrentaram o Milwaukee Bucks na primeira rodada e venceram por 4 a 2, mas a série não foi marcada pelo avanço para as semifinais.
No Jogo 6 contra os Bucks, o Chicago caminhava para o intervalo com uma vantagem de 30 pontos, enquanto os adversários haviam marcado apenas 28 pontos.
A humilhação tirou Giannis Antentokounmpo do sério, e o grego jogou Dunleavy no chão após um arremesso na linha de três pontos, dando as costas sem se desculpar.
Remembering when Giannis trucked Warriors new GM, Mike Dunleavy Jr. pic.twitter.com/gb9pzUOPUV
— NBA University (@NBA_University) June 16, 2023
Giannis foi expulso do jogo após receber uma falta flagrante tipo 2 da arbitragem, e a derrota se concretizou por um placar humilhante de 120 a 66, com 20 pontos, quatro rebotes e cinco assistências de Mike, que foi o cestinha da partida.
Apesar de Dunleavy ter ido dos Bucks para os Bulls na temporada anterior, ele e Giannis não chegaram a jogar juntos; o grego foi draftado logo após sua saída de Milwaukee.
Na sequência, a franquia de Chicago foi eliminada pelo Cleveland Cavaliers de LeBron James. Um ano mais tarde, Dunleavy trocou os Bulls pelos Cavs e se aposentou das quadras em 2017.
Dunleavy nos Warriors
A chegada de Mike aos Warriors marca o início de uma nova fase para a franquia, que apesar de estar fazendo de tudo para manter os veteranos Klay Thompson e Draymond Green, também se prepara para uma reformulação no elenco para os próximos anos.
Na última quinta-feira (15), Stephen Curry teve um treino particular com Scoot Handerson, um dos principais nomes do Draft deste ano. A primeira missão de Dunleavy como gerente operacional, inclusive, pode ser uma negociação envolvendo o calouro.
Ao mesmo tempo, a franquia acredita que o novo GM também pode atender as necessidades dos veteranos, já que já está acostumado a trabalhar com a equipe comandada por Steve Kerr.