NCAA: Uconn atropela San Diego, mostra talentos para NBA e fica com título

André Avelar | 04/04/2023 - 00:33

Os Huskies são de novo campeões do basquete masculino da NCAA. O time da universidade de Connecticut confirmou o favoritismo na noite desta segunda-feira (3), no NRG Stadium, em Houston, e venceu os Aztecs, da San Diego St., por 76 a 59 (36 a 24 no primeiro tempo) para ficar com o título no Final Four, no March Madness.

UConn, com múltiplos talentos individuais e fortíssimo jogo coletivo, sob o comando de Dan Hurley, já havia conquistado o troféu em outras quatro oportunidades: 1999, 2004, 2011 e 2014. San Diego St. buscava a conquista inédita. 

O destaque dos Huskies foi Tristan Newton. O armador, que fez 19 pontos, pegou dez regotes e é cotado para o Draft 2023, espera se juntar a nomes como Ray Allen, Rudy Gay, Kemba Walker, Andre Drummond, entre outros, campeões pela mesma universidade e bem sucedidos na NBA. Allen, Gay e Walker, inclusive, foram vistos na beira da quadra para apoiar a universidade em que jogaram.

LEIA MAIS:

+ Shaquille O’Neal perde a linha com críticas a estrela da NCAA

++ NCAA: UConn e San Diego formaram astros da NBA

Diante de um ginásio lotado no Texas, para mais de 70 mil pessoas, os jovens universitários pareceram sentir a pressão de um título nacional e cometeram inúmeros turnovers. A medida que a coisa foi se acalmando, os técnicos pedindo os tempos necessários e conversando com os seus comandados, o jogo fluiu melhor.

Daí então prevaleceu o maior controle dos Huskies, que venceram todos os seus adversários por placares elásticos. Adama Sanogo (17 pontos e dez rebotes), eleito ao fim do joog o melhor jogador das finais, travou um duelo interessante com Nathan Mensah no garrafão e a vantagem começou a ser construída. Na estatística, 50% de aproveitamento no field goal, contra 28,6% dos adversários.

Na segunda metade, o ritmo da partida não se alterou. Por maior que fosse a vontade dos Aztecs, em muito com os arremessos de Darrion Trammell, a pontuação continuou por volta dos dez, 12 e 14 pontos na maior parte do tempo, exceção a um único momento de reação que não se consolidou. Título para os Huskies.

Em universidades reconhecidas nacionalmente, finalistas de Final Four, a expectava é que pelo menos alguns desses nomes integrem o melhor basquete do mundo em breve, talvez já no Draft 2023.

Escrito por André Avelar
André Avelar foi editor-chefe de esportes no R7, onde cobriu três Copas do Mundo e dois Jogos Olímpicos. Com passagens pela Band, Jornal da Tarde e Estadão, foi coordenador do Quinto Quarto até julho de 2023.