NCAA: Tasha Butts, ex-técnica do Georgetown, morre aos 41 anos

André Merice | 23/10/2023 - 16:17

Na tarde desta segunda-feira (23), o time de basquete feminino do Georgetown comunicou em suas redes sociais uma triste notícia. Aos 41 anos de idade, a ex-treinadora Tasha Butts faleceu devido a um câncer de mama.

Uma figura altamente respeitada no mundo do basquete, Tasha perdeu sua batalha de dois anos contra o câncer de mama metastático em estágio avançado. Ela deixa uma legião de fãs, amigos e família que a admiravam tanto em sua carreira no esporte quanto em sua determinação na luta contra a doença.

O diretor do Georgetown, Lee Reed, expressou sua tristeza com a partida de sua colega de profissão. Segundo ele, Tasha era uma líder em quadra por conta de suas conquistas e uma pessoa com inúmeras qualidades.

– Estou com o coração partido pela família, amigos, jogadores, companheiros de equipe e colegas de Tasha. Quando conheci Tasha, eu sabia que ela era uma vencedora na quadra e uma pessoa incrível cuja motivação, paixão e determinação eram incomparáveis. Ela exibiu essas qualidades tanto como líder quanto em sua luta contra o câncer de mama. Este é um momento difícil para toda a comunidade de Georgetown, e nos uniremos para honrar sua memória -, escreveu Lee, em suas redes sociais.

Butts havia assumido o cargo de técnica em Georgetown apenas seis meses antes de seu falecimento. Ela havia sido contratada em abril, após quatro anos de sucesso na Georgia Tech, onde desempenhou papéis como assistente técnica e, posteriormente, como treinadora principal. Antes disso, Tasha Butts passou oito anos como assistente técnica na LSU.

A carreira de Tasha Butts

Nascida na Geórgia, Butts teve uma carreira curta como jogadora, começando sua trajetória no Tennessee. Depois da faculdade, também teve uma breve passagem pela WNBA, jogando pelo Minnesota Lynx. No entanto, seu amor pelo basquete a levou de volta à Tennessee, onde se tornou assistente graduada de Pat Summit.

Após sua carreira como jogadora, Butts continuou a contribuir para o esporte como técnica. Ela se destacou como assistente na UCLA a partir de 2008 e posteriormente na LSU. Sua paixão e comprometimento com o basquete feminino eram evidentes em todas as etapas de sua carreira.

LEIA TAMBÉM:

+ Tom Brady da NBA? Mulher de LeBron aponta quando astro vai se aposentar

++ NBA: Harden toma nova decisão e frustra 76ers perto de estreia contra os Bucks

Em 2021, Tasha Butts recebeu o diagnóstico de câncer de mama metastático em estágio avançado. Apesar disso, ela continuou a desempenhar um papel fundamental no programa de basquete feminino de Georgia Tech, demonstrando sua incrível força e resiliência.

Butts deixou seu cargo em Georgetown em setembro deste ano para se concentrar em sua saúde, deixando um vazio na equipe e na comunidade do basquete feminino. O técnico associado, Darnell Haney, foi nomeado técnico interino para a temporada 2023-24, que começa em novembro, assumindo a difícil tarefa de dar continuidade ao legado de Tasha Butts.

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".