NBA: no tira-teima da ruindade, Wembanyama chega a marca inédita sem esforço

Victor Francisco | 10/01/2024 - 23:41

O jogo marcava o encontro do pior time da Conferência Leste (Pistons) contra o pior da Conferência Oeste (Spurs). Mas apenas um deles tinha um craque em quadra. Ou quase nem isso. Dominando o jogo de forma até fácil e bastante consistente, o San Antonio Spurs, da estrela francesa Victor Wembanyama, derrotou o Detroit Pistons de forma categórica e inequívoca.

A partida, que teve como cestinha Jalen Duren (dos Pistons!), com 21 pontos, foi marcada por um rodízio muito grande dos jogadores dos Spurs. Nenhum deles marcou mais de 17 pontos, mas um deles, conseguiu um feito histórico: seu primeiro triplo-duplo na NBA! O calouro Wembanyama, que atuou apenas 20 minutos, conseguiu 16 pontos, 12 rebotes e 10 assistências em um jogo que não exigiu muito de sua categoria.

Pistons x Spurs: Wembanyama mais fora do que dentro da quadra

Com a marcação no garrafão frouxa, tanto para rebotes ofensivos quanto defensivos, o espaço era fértil para o gigante Wembanyama fazer a diferença na partida.

Do lado dos Pistons, o veterano Bogdanovich se esforçava para liderar o pior time da temporada da NBA, como faz em todos os jogos.

Com a cesta de três de Kelvin Johnson, o time da casa pediu tempo com o placar em 21 a 12. Na volta, Wemby ficou no banco dos visitantes. E realmente sua presença não foi precisa para que os Spurs ampliassem a vantagem para 31 a 19 ao final do primeiro quarto.

Wembanyama voltou para o segundo quarto e não precisou fazer muito mais do que sofrer faltas para ajudar a sua equipe a ampliar a vantagem. Enquanto isso, Cade Cunningham, craque dos Pistons, via a tudo impassível da arquibancada. O jogador de Detroit está fora devido a uma lesão no joelho, que deve levar de 7 a 10 dias para estar zerada.

Na metade final do segundo quarto, o time da casa tentou uma reação, mas que foi mais anímica do que prática: 63 a 51 ao final da primeira metade.

Wembanyama voltou para o banco com 2 minutos e meio faltando para o intervalo e só retornou no terceiro quarto. O jogo realmente saiu de controle, com muitos erros dos donos da casa e um certo descaso dos visitantes, que sacaram Wemby novamente do jogo. Com liberdade no garrafão, os Spurs aumentaram a vantagem sem esforço: 95 a 77 ao término do quarto.

Wembanyama retornou e abriu o último quarto com uma enterrada de costas, que foi seguida por uma bola de três dos Spurs. Knox finalmente mostrou algum tutano nos Pistons e mandou duas enterradas vigorosas seguidas, provocando o timeout dos Spurs.

Depois do timeout, o jogo voltou para sua morosidade tediosa até a corrida do cronômetro rumo ao zero absoluto chegar ao fim: 130 a 108.

Próximos jogos, para as (valentes) torcidas de Pistons e Spurs

Sem quaisquer pretensões na temporada, ambas as equipes não tem chances práticas de chegar aos playoffs devido ao desempenho até aqui. O Pistons, com apenas três vitórias em 37 jogos, irá receber o Houston Rockets na sexta. Já os Spurs, um pouco menos agonizantes, com cinco vitórias em 35 jogos, recebe o também desesperançado Charlotte Hornets dia 12.

Escrito por Victor Francisco
Campeão Brasileiro de Futebol Americano pelo Corinthians Steamrollers (2011), Victor é jornalista, com experiência na área esportiva como Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League. É fundador da plataforma de mídia Salão Oval, destinada ao futebol americano no Brasil. Foi narrador e comentarista do futebol americano praticado no Brasil no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte.com e ESPN.