NBA: Victor Wembanyama faz história e vence prêmio de ‘Novato da temporada’

Marcelo Cartaxo | 06/05/2024 - 20:48

O jovem de apenas 19 anos entrou para história da NBA. Victor Wembanyama foi o primeiro jogador do San Antonio Spurs desde Tim Duncan em 1998 a ser eleito o ‘Rookie of the year’.

Na temporada, Wembanyama teve mais de 1.500 pontos, 700 rebotes, 250 assistências, 250 bloqueios e 100 bolas de três pontos, sendo o único jogador na história a atingir esses números ainda como calouro na NBA. A disputa pelo prêmio contava com outros jogadores que conseguiram levar seus times aos playoffs, como Jaime Jaquez Jr do Miami Heat e Chet Holmgren do Oklahoma City Thunder – ainda que essa não seja, teoricamente, o primeiro ano de Chet na liga.

Wembanyama foi a última adição de destaque no lineup inicial do San Antonio Spurs nesta temporada, que já contava com dois principais jogadores ao lado do astro francês: Devin Vassell e Jeremy Sochan. Uma equipe repleta de jovens que não teve uma campanha boa em 2024.

O San Antonio Spurs terminou em 14º lugar na Conferência oeste, com 22 vitórias e 60 derrotas, ficando à frente apenas do Portland Trail-Blazers (21-61). No entanto, mesmo uma campanha negativa não foi o suficiente para tirar Wembanyama da conversa do prêmio de Novato do Ano.

Estatísticas de Victor Wembanyama na temporada 2024

  • Pontos por jogo: 21.4
  • Aproveitamento em arremessos de quadra: 46,5%
  • Aproveitamento na linha dos três pontos: 32,5%
  • Rebotes: 10.6
  • Assistências: 3.9
  • Roubo de bolas: 1.2
  • Tocos: 3.6

Wembanyama pode ser a terceira escolha número 1 dos Spurs a fazer história na NBA

O histórico recente do San Antonio Spurs não é dos melhores, mas algo que uma das franquias mais vitoriososas do século pode se orgulhar é da gestão de recrutamento, em especial quando têm a 1 ª escolha geral do draft.

Além de Wembanyama, as outras duas outras vezes que os Spurs selecionaram antes de todos no recrutamento resultou em dois jogadores Hall da Fama: David Robinson e Tim Duncan. Curiosamente, os dois, assim como Victor, foram eleitos Rookie of the Year em suas respectivas temporadas como calouros na NBA.

Os três jogam na mesma posição, como pivôs, mas nenhum se parece com o anterior. David Robinson esbanjava o físico, gostava do contato, abria caminho até o aro, dominava na pintura. Tim Duncan era melhor na meia distância, assistências, no jogo em equipe como conquistou o título em 2014 batendo o Miami Heat de LeBron James por uma grande diferença nas estatísticas.

Victor, por outro lado, é habilidoso com a bola nas mãos, consegue jogar no mano à mano usando dribles de armadores e tem um bom arremesso de três pontos.

Três gerações, dois Hall da Fama e uma única coisa permanece a mesma: o treinador. Greg Popovich teve a oportunidade de treinar e comandar em quadra, vencendo títulos, os dois antepassados de Wembanyama, e agora caso tenha tempo, pode levar a 3ª geração seguida de 1ª escolha geral do draft ao título.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.