Ex-jogador e hoje comentarista da NBA, Stephen Jackson deu sua opinião sobre a demissão de Monty Williams, logo após o Phoenix Suns perder as semifinais da Conferência Oeste para o Denver Nuggets.
Em participação no podcast Paper Route, do I Am Athlete, o ala-armador não escondeu a revolta e disse ter visto racismo em demissão de Monty. Ele afirma que o treinador deveria ter chance de estar à frente da equipe em uma nova temporada, com o time sólido, com a aquisição de Kevin Durant, para tentar chegar ao topo. Porém, acabou preterido apenas para que a equipe busque um ‘substituto branco’ que todo o crédito.
VEJA TAMBÉM
+ NBA: técnico demitido dos Suns é cobiçado por três equipes
++ NBA: Doc Rivers é demitido do Philadelphia 76ers após eliminação para os Celtics
— Até eu disse que, se eles perdessem, dariam ao time outra oportunidade. Mais um ano de temporada inteira no campo para ver o que eles conseguem. Não pensei que eles demitiriam o treinador (Monty Williams). Acho que ele era certo para o cargo, mas você sabe como eles fazem. Quando reúnem time assim, rapidamente tentam encontrar um treinador branco em algum lugar, apenas para que ele receba todo o crédito — disse Jackson.
Stephen Jackson thinks racism is the reason why the Monty Williams was fired in Phoenix
The Suns’ no. 1 target to fill the vacancy? Ty Lue, a black head coach 😂
pic.twitter.com/Ac0XQ1VQ5E— Gary Sheffield Jr. (@GarysheffieldJr) May 16, 2023
Considerado o Treinador do Ano pela temporada 2021-2022 na NBA, Monty Williams somou uma campanha de 194 vitórias e 115 derrotas, além de retrospecto de 27 triunfos e 19 reveses nos playoffs. Ele levou sua equipe às finais no mesmo ano e ostentou um aproveitamento de 62,8%.
NBA: Opinião de Jackson gerou polêmica
O discurso de Stephen Thompson sobre a demissão de Monty Williams no Phoenix Suns causou polêmica no mundo do basquete. Comentaristas, analistas e fãs da NBA em veículos norte-americanos alegaram que outros treinadores brancos teriam sido demitidos após fracassarem nos playoffs e, portanto, a alegação não teria cabimento. Outra justificativa seria a de que o profissional não conseguiu ligar as principais peças do time para que, juntos, crescessem de rendimento.
Proprietário do Phoenix Suns, Mat Ishbia não se pronunciou sobre o assunto. Já Monty tem sido ligado a times como Milwaukee Bucks, Detroit Pistons e Toronto Raptors. Ele, contudo, deve tirar um período de férias para se dedicar à família antes de voltar à liga.