NBA Playoffs 2024: Wolves acordam no segundo tempo e eliminam campeões Nuggets da temporada

Victor Romualdo Francisco | 19/05/2024 - 23:57

Uma série memorável entre o atual campeão da NBA Denver Nuggets e o audaz Minnesota Timberwolves foi definida com uma grande vitória do time que não era favorito. O triunfo definitivo no Jogo 7 da série mostrou o que os desafiantes foram capazes, recuperando-se de uma vantagem de 20 pontos e virando com um segundo tempo que viu Anthony Edwards e Naz Reid acordarem no jogo e acompanharem os talentosos Jaden McDaniels e Karl-Anthony Towns, ótimos durante todo o jogo.

A dupla marcou 23 pontos cada um e foram os cestinhas dos Wolves. Towns foi o grande destaque, já que conseguiu um duplo-duplo (com 12 rebotes). Do lado dos eliminados campeões, Jamal Murray fez ótimos três quartos, mas sumiu no último. Mesmo assim, foi o cestinha do jogo, com 35 pontos. O MVP da temporada 2024 da NBA, Nikola Jokic, fez 34 pontos e completou seu duplo-duplo com 19 rebotes. Mas o brilho das duas estrelas do Colorado não foi suficiente e a final da Conferência Oeste não contará com o time que ergueu a taça da maior liga de basquete do mundo em 2023.

Como foi o decisivo Jogo 7 das semifinais da Conferência Oeste da NBA entre Nuggets e Timberwolves

Os times começaram com forte marcação no garrafão e fazendo os ataques gastarem tempo até o arremesso. Tanto que a pontuação era 12 a 12 faltando 4 minutos para o final do primeiro quarto. O segundo quarto começou com o Denver na frente (24 a 19) e acelerando na transição. Após tempo pedido pelos Wolves, o jogo voltou a ficar truncado e com pouca movimentação no placar. A diferença foi Jamal Murray, que acelerou o jogo e com um lindo stepback, marcou uma cesta de três (com falta) para ampliar a vantagem para 41 a 29.

Os Nuggets progrediram e chegaram ao intervalo com 15 pontos de vantagem, a maior do jogo (53 a 38). Murray era de longe o maior pontuador do jogo, com 24 pontos, seguido por Jokic, com 13 pontos. Anthony Edwards esteve apagado no primeiro tempo (somente 4 pontos), o que explicava a diferença da partida, desfavorável ao Timberwolves.

Após tempo, Edwards saiu e Karl-Anthony Towns e Jaden McDaniels foram as armas dos Timberwolves para marcar 15 pontos e tomar apenas 1 em três minutos. No final do terceiro quarto, Edwards voltou e simplesmente mais que dobrou sua pontuação – marcou seis pontos e ajudou a partida a ficar totalmente imprevisível – 67 a 66, ainda com os Nuggets à frente.

O último quarto começou e os visitantes passaram à frente. Com o Timberwolves cinco pontos à frente, Jokic marcou uma bola de três importante para levantar a torcida. Em resposta, em ataque pós-tempo, Naz Reid deu um lindo toco no MVP da temporada. A diferença do jogo finalmente ficou clara, com Edwards entrando na partida de vez e ampliando a diferença para 10 pontos (92 a 82) e forçando o último tempo dos atuais campeões.

Os dois minutos finais no Colorado foram de duas bolas presas seguidas e poucos pontos, o que favoreceu a vitória dos Timberwolves por 98 a 90.

Qual time o Minnesota Timberwolves irá enfrentar na final da Conferência Oeste da NBA 2024?

O Minnesota Timberwolves sofreu, mas saiu da série de 7 jogos contra os campeões Nuggets com o moral elevado. Agora, a equipe irá receber os dois primeiros jogos das finais da Conferência Oeste da NBA contra o Dallas Mavericks, que no sábado eliminou o promissor time do Oklahoma City Thunder.

Escrito por Victor Romualdo Francisco
Antes de colaborar com a Trivela, foi coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, e também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Com experiência de mais de 15 anos em comunicação corporativa, paralelamente, criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro da modalidade pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN.