NBA Playoffs 2024: Wolves acordam no segundo tempo e eliminam campeões Nuggets da temporada

Victor Romualdo Francisco | 19/05/2024 - 23:57

Uma série memorável entre o atual campeão da NBA Denver Nuggets e o audaz Minnesota Timberwolves foi definida com uma grande vitória do time que não era favorito. O triunfo definitivo no Jogo 7 da série mostrou o que os desafiantes foram capazes, recuperando-se de uma vantagem de 20 pontos e virando com um segundo tempo que viu Anthony Edwards e Naz Reid acordarem no jogo e acompanharem os talentosos Jaden McDaniels e Karl-Anthony Towns, ótimos durante todo o jogo.

A dupla marcou 23 pontos cada um e foram os cestinhas dos Wolves. Towns foi o grande destaque, já que conseguiu um duplo-duplo (com 12 rebotes). Do lado dos eliminados campeões, Jamal Murray fez ótimos três quartos, mas sumiu no último. Mesmo assim, foi o cestinha do jogo, com 35 pontos. O MVP da temporada 2024 da NBA, Nikola Jokic, fez 34 pontos e completou seu duplo-duplo com 19 rebotes. Mas o brilho das duas estrelas do Colorado não foi suficiente e a final da Conferência Oeste não contará com o time que ergueu a taça da maior liga de basquete do mundo em 2023.

Como foi o decisivo Jogo 7 das semifinais da Conferência Oeste da NBA entre Nuggets e Timberwolves

Os times começaram com forte marcação no garrafão e fazendo os ataques gastarem tempo até o arremesso. Tanto que a pontuação era 12 a 12 faltando 4 minutos para o final do primeiro quarto. O segundo quarto começou com o Denver na frente (24 a 19) e acelerando na transição. Após tempo pedido pelos Wolves, o jogo voltou a ficar truncado e com pouca movimentação no placar. A diferença foi Jamal Murray, que acelerou o jogo e com um lindo stepback, marcou uma cesta de três (com falta) para ampliar a vantagem para 41 a 29.

Os Nuggets progrediram e chegaram ao intervalo com 15 pontos de vantagem, a maior do jogo (53 a 38). Murray era de longe o maior pontuador do jogo, com 24 pontos, seguido por Jokic, com 13 pontos. Anthony Edwards esteve apagado no primeiro tempo (somente 4 pontos), o que explicava a diferença da partida, desfavorável ao Timberwolves.

Após tempo, Edwards saiu e Karl-Anthony Towns e Jaden McDaniels foram as armas dos Timberwolves para marcar 15 pontos e tomar apenas 1 em três minutos. No final do terceiro quarto, Edwards voltou e simplesmente mais que dobrou sua pontuação – marcou seis pontos e ajudou a partida a ficar totalmente imprevisível – 67 a 66, ainda com os Nuggets à frente.

O último quarto começou e os visitantes passaram à frente. Com o Timberwolves cinco pontos à frente, Jokic marcou uma bola de três importante para levantar a torcida. Em resposta, em ataque pós-tempo, Naz Reid deu um lindo toco no MVP da temporada. A diferença do jogo finalmente ficou clara, com Edwards entrando na partida de vez e ampliando a diferença para 10 pontos (92 a 82) e forçando o último tempo dos atuais campeões.

Os dois minutos finais no Colorado foram de duas bolas presas seguidas e poucos pontos, o que favoreceu a vitória dos Timberwolves por 98 a 90.

Qual time o Minnesota Timberwolves irá enfrentar na final da Conferência Oeste da NBA 2024?

O Minnesota Timberwolves sofreu, mas saiu da série de 7 jogos contra os campeões Nuggets com o moral elevado. Agora, a equipe irá receber os dois primeiros jogos das finais da Conferência Oeste da NBA contra o Dallas Mavericks, que no sábado eliminou o promissor time do Oklahoma City Thunder.

Escrito por Victor Romualdo Francisco
Antes de ser coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, Victor Francisco atuou por 18 anos em comunicação corporativa. Paralelamente, criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN. Também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol).