NBA Playoffs 2024: Timberwolves vencem jogo 3 em Phoenix e encaminham classificação

Marcelo Cartaxo | 27/04/2024 - 02:27

O Phoenix Suns sediou o primeiro jogo de playoffs da temporada 2024 na sexta-feira (26) quando recebeu o Minnesota Timberwolves para o jogo 3 da série. Até aqui, eram duas vitórias dos Wolves, e o time da casa, jogando no Footprint Center, precisava da vitória para proteger o mando de quadra e se manter vivo na disputa.

Não foi o que aconteceu desta vez. Os Suns foram derrotados em casa, e podem ser varridos na próxima rodada em caso de vitória dos Timberwolves no segundo jogo em Phoenix por 125 x 109.

Anthony Edwards liderou os Wolves com 32 pontos, oito rebotes e quatro assistências. Rudy Gobert teve um duplo-duplo de 16 pontos e 14 rebotes. Entre todos os titulares, o único que não teve dois dígitos em pontuação foi Jaden McDaniels (4).

Suns tentam forçar Timberwolves a retirarem jogadores de quadra

Se não conseguiam bater Rudy Gobert e Karl Anthony-Towns na proteção da tabela, a ideia parecia simples: cavar o máximo de faltas possíveis – e rapidamente – para forçar o técnico dos Timberwolves a tirarem tanto Gobert quanto Towns de quadra. E funcionou.

Nos primeiros 12 minutos, os Suns conseguiram colocar duas faltas em Rudy Gobert, Karl Anthony-Towns e Naz Reid, todos os protetores da pintura que Wolves tinham. Dessa forma, o treinador Chris Finch rapidamente tirou seus dois titulares de quadra, colocou Naz e esperou pelo melhor.

Os Suns não só conseguiram esse feito, como também encontraram um “substituto” para Grayson Allen na partida. O veterano Eric Gordon terminou o primeiro tempo com 100% de aproveitamento na linha de três pontos. Com Gordon, por vezes tentaram acelerar o contra-ataque para pegar a defesa desarrumada, com transições rápidas.

No 2º quarto, a situação defensiva dos Timberwolves ficou ainda mais delicada. Karl Anthony-Towns fez mais uma falta, sua terceira até então. Mike Conley também já tinha três faltas no intervalo.

Ainda com jogadores importantes enfrentando problemas com faltas, os Wolves conseguiram manter todos no jogo até o final, sem que nenhum excedesse o limite individual de penalidades.

Suns não impedem a terceira vitória dos Wolves na série

O Minnesota Timberwolves venceu o primeiro jogo em Phoenix, e agora está a uma vitória de varrer os Suns nos playoffs da NBA 2024. 

Phoenix parecia ter solução para o jogo em casa, mas com Mike Conley e Nickeil Alexander-Walker acertando bolas de três de todos os ângulos da quadra, mesmo que a diferença fosse diminuída com arremessos na meia distância, os Wolves ainda trabalharam forte na defesa para evitar pontuações dos Suns.

Jaden McDaniels, o cara que resolveu o jogo passado, dessa vez ficou de “mãos atadas” com quatro faltas em sua conta ainda na meta de do 3º período.

A pressão defensiva vinda do Minnesota Timberwolves é um dos destaques não só da partida, como também de toda a série. Os jogadores de perímetro atacam rápido os espaços para evitar que a posse de bola do adversário seja confortável, forçam os mais baixos para dentro do garrafão e os colocam frente a frente com Gobert e Towns protegendo a pintura. Nem mesmo Kevin Durant, considerado um dos maiores pontuadores na história da NBA, teve solução para isso.

Agora, ambos os times se enfrentam em mais uma partida, em Phoenix, com chances dos Wolves não precisarem voltar para Minnesota devendo uma vitória. Assim, pode ser a primeira varrida dos playoffs de 2024.

Quando é a próxima partida entre Phoenix Suns x Minnesota Timberwolves?

  • Phoenix Suns x Minnesota Timberwolves – domingo (28) às 22h30 (horário de Brasília).
Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.