NBA Playoffs 2024: Nuggets ganham ‘sobrevida’ e buscam vitória no jogo 4

Marcelo Cartaxo | 11/05/2024 - 22:30

O Denver Nuggets conseguiu a tão sonhada vitória no jogo 3, e agora vão atrás de mais uma em Minnesota para empatar a série em 2 a 2.

Nikola Jokic e companhia superaram as frustrações de perder dois jogos consecutivos em Denver, foram até Mineápolis, derrotaram os Timberwolves e diminuíram a vantagem na série em uma vitória de diferença ( 2 a 1 Wolves). Agora, podem vencer o jogo 4 fora de casa e deixar tudo igual.

  • Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets jogo 3: domingo (12), à partir das 21h (horário de Brasília), no Target Center, em Mineápolis.
  • Nikola Jokic ficou a uma assistência de anotar o primeiro triplo-duplo como MVP da temporada 2024;
  • Nenhum jogador dos Timberwolves passou dos 20 pontos no jogo 3. Anthony Edwards teve 19 (cestinha);
  • Três dos cinco titulares dos Nuggets anotaram pelo menos 20 pontos;
  • Rudy Gobert foi limitado em quatro rebotes;
  • Anthony Edwards assumiu a culpa pela derrota do Minnesota Timberwolves.

Timberwolves x Nuggets jogo 4: Wolves não controlam os rebotes e Jokic controla o garrafão

Com a dupla mais alta da NBA em quadra, nenhum jogador do Minnesota Timberwolves conseguiu capitalizar mais de sete rebotes individualmente. Um problema quando se tem Rudy Gobert e Karl Anthony-Towns.

Nikola Jokic sozinho teve 14 rebotes, um reflexo do ajuste do técnico Mike Malone que colocou o jogador perto da linha de lance livre e Aaron Gordon correndo embaixo da tabela para jogar mais próximo ao aro, atrapalhar os reboteiros dos Timberwolves e, eventualmente, capitalizar dois pontos em rebotes seguido de enterradas.

As trocas de marcação também dificultaram os Wolves, ao passo que quando Jamal Murray não tinha Jaden McDaniels a sua frente, atuando como marcador primário, o arremesso ou passe para quem estivesse em melhores condições aconteceu a noite toda. Murray, inclusive, não foi suspenso pela NBA mesmo tendo uma atitude anti-desportiva durante a derrota no jogo 2, em Denver, quando jogou uma toalha e uma compressa quente em quadra enquanto estava no banco de reservas.

Nikola Jokic e Jamal Murray ambos tiveram 24 pontos, a melhor marca da partida. Michael Porter Jr. teve 21, Aaron Gordon, 15 pontos, e Kentavious Caldwell-Pope, 12.

Os Nuggets conseguiram o resultado por um atropelo no jogo 3, e agora vão precisar replicar o feito para a série voltar a Denver com chances dos Timberwolves vencerem e se classificarem fora de casa, na arena do atual campeão da NBA.

Minnesota Timberwolves

Anthony Edwards assumiu a culpa pela derrota, dizendo que deveria ter sido melhor no jogo e que a “energia” do jogador não estava no lugar certo. Ainda assim, liderou os Wolves em pontos na noite e tentou fazer o time brigar em quadra mesmo com uma vantagem de 20 pontos dos Nuggets por boa parte dos últimos dois quartos.

O banco de Minnesota não surtiu o mesmo efeito que teve nos últimos dois jogos, e este foi um dos motivos para ficarem atrás no marcador. Naz Reid teve apenas sete pontos, sete à menos do que teve no jogo 2. Além disso, o impacto defensivo também não foi o mesmo. Uma noite para ser esquecida pelo time que poderia estar a caminho da segunda varrida consecutiva nos playoffs, derrotando o atual campeão e seguindo em frente como “o time a ser batido”.

Para o jogo 4, os Wolves contam com todos os principais jogadores, mas não com seu técnico em plena forma física. Chris Finch, técnico do Minnesota Timberwolves, tem sido mais tímido nos playoffs por causa de uma lesão sofrida durante uma das partidas contra o Phoenix Suns. Mike Conley acabou colidindo com o treinador, o que machucou o joelho de Finch e agora anda de muleta em quadra. Quem tem assumido os comandos de jogo é seu assistente técnico Micah Nori, um subtreinador que tem chamado atenção na NBA.

O principal jogador: Anthony Edwards

Anthony “Ant-man” Edwards é o principal jogador do time, e mesmo que a defesa não seja seu ponto mais forte, tem entregado dentro do quadra. O toco contra o Indiana Pacers que decidiu uma das partidas mais frenéticas da temporada é um exemplo disto. No jogo 1, foram 33 pontos, nove rebotes e seis assistências.

O trunfo de Edwards é o atletismo e o poder de finalização com a bola nas mãos. Com 46% de aproveitamento em arremesso de quadra, média de 25.9 pontos e 1.3 roubos de bola por jogo, Ant-Man é o destaque não só dos Wolves, como também na NBA na totalidade.

Denver Nuggets

Quem achou que o atual campeão da NBA poderia ser varrido na semifinal de Conferência estava enganado. Mesmo sofrendo duas derrotas – uma delas sem Rudy Gobert no outro lado e teoricamente uma defesa mais fraca – os Nuggets reagiram, e no cenário mais difícil mostraram o porquê de serem os campeões.

Michael Porter Jr. teve mais uma de suas grandes atuações, escolhendo bem seus arremessos tanto na linha de três pontos quanto na meia distância. Além disso, Jokic controlou os rebotes na defesa e no ataque, o que deu mais confiança para os Nuggets, que enfrentam uma das equipes mais carregadas dentro do garrafão nos playoffs.

Agora, Denver terá a chance de vencer mais uma vez fora de casa, roubando duas vezes o mando de quadra dos Timberwolves – como os mesmos fizeram na Ball Arena – e forçar um eventual jogo seis no Colorado.

Principal destaque: Nikola Jokic

Nos mais de 70 anos de história da liga, apenas Lakers, Celtics, Pistons, Bulls, Rockets, Heat e Warriors conseguiram vencer, ao menos, dois títulos seguidos da NBA. Em 2024, o Denver Nuggets terá a chance. E o principal motivo para tamanha euforia tem nome e sobrenome: Nikola Jokic.

O pivô sérvio agora foi eleito pela terceira vez o MVP, prêmio concebido ao melhor jogador da NBA. Nenhum europeu jamais venceu tantas vezes na categoria, colocando Jokic aos 28 anos como um dos jogadores mais impactantes do século na liga. Considerado um dos melhores na história na liga norte-americana de basquete, Nikola não esboça tanta alegria ao ser nomeado o melhor jogador do mundo.

NBA Playoffs Nuggets x Timberwolves – Jogo 4: onde assistir ao vivo?

  • Data: domingo, 12 de maio de 2024;
  • Horário: 21h (horário de Brasília);
  • Local: Target Center, em Mineápolis;
  • Onde assistir: ESPN (streaming), NBA League Pass, Betano

Agenda da série entre Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves no NBA Playoffs de 2024:

  • Jogo 1: Denver Nuggets 99 x 106 Minnesota Timberwolves
  • Jogo 2: Denver Nuggets 80 x 106 Minnesota Timberwolves
  • Jogo 3: Minnesota Timberwolves 90 x 117 Denver Nuggets
  • Jogo 4: Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets – 12/05 domingo, às 21h
  • Jogo 5: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves – 14/05, terça-feira, horário a definir
  • Jogo 6: Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets (se necessário) – 16/05, quinta-feira, horário a definir
  • Jogo 7: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves (se necessário) – 19/05, domingo, horário a definir,,
Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.