NBA Playoffs: Mavericks tiram 31 de diferença, mas não impedem 2 a 2 dos Clippers

Paola Zanon | 28/04/2024 - 19:29

Mesmo sem Kawhi Leonard, o Los Angeles Clippers conseguiu derrotar o Dallas Mavericks, por 116 a 111, no Jogo 4 da primeira rodada dos playoffs 2024 da NBA, na tarde deste domingo (28). A série agora está empatada em 2 a 2.

Os dois times começaram a partida no American Airlines Center com uma forte defesa; o placar só foi aberto quase três minutos depois do início, com dois lances livres cobrados por Luka Doncic.

Os Mavs conseguiram abrir quatro pontos de diferença, mas os visitantes logo conseguiram virar e, nos oito minutos seguintes, com uma corrida de 14 a 2, abriram uma diferença de quase 10 pontos, obrigando Jason Kidd a parar o jogo ainda no primeiro quarto.

A nova estratégia do técnico dos Mavericks não deu certo, e os Clippers ampliaram ainda mais a vantagem. Ao final do período, a diferença era de 23 pontos. A diferença nas atuações foi tanta, que Paul George sozinho fechou o primeiro quarto com 16 pontos —a mesma quantidade do elenco inteiro de Dallas.

Enquanto o aproveitamento de James Harden estava acima dos 60%, nem mesmo Doncic estava conseguindo acertar a cesta. Até o segundo quarto, foram 11 tentativas de bolas triplas erradas; o esloveno só conseguiu pontuar infiltrando o garrafão.

Kyrie Irving, por sua vez, só saiu do zero faltando cinco minutos para o intervalo, quando sua equipe já estava perdendo por 31 pontos. Após “desencantar”, foi ele mesmo o responsável por diminuir a diferença para 22, com três bolas triplas seguidas, em menos de um minuto.

A sequência de Kyrie desencadeou uma reação dos Mavericks, que seguiram pontuando e freando o ataque do time de Los Angeles, até que, no fim do primeiro tempo, a diferença já havia caído de 31 para 17 pontos.

Mavericks reagem e travam ataque dos Clippers

Os donos da casa voltaram do intervalo bem melhores do que em todo o primeiro tempo, com a defesa e o ataque funcionando. O resultado disso foi diminuir a diferença para apenas 11 pontos em menos da metade do período, com uma corrida de 16 a 10.

Conforme a diferença diminuía, o clima ficava cada vez mais quente e hostil entre os jogadores. Terrance Mann e Harden chegaram a quatro faltas ainda no terceiro quarto. Enquanto isso, o time de Dallas encostou de vez no placar com uma corrida de 11 a 0, obrigando Ty Lue a parar o jogo.

O terceiro período foi inteiramente dominado pelos donos da casa, que forçaram sete erros dos visitantes e limitaram seu ataque a apenas 16 pontos, enquanto marcaram 29.

O último quarto já começou com o período mais disputado de toda a partida, com os Mavericks diminuindo a diferença para apenas dois pontos. Os Clippers, no entanto, logo reagiram e voltaram a ampliar um pouco a vantagem no marcador principalmente com Mason Plumlee e James Harden —que ficou zerado no período anterior.

Em menos de cinco minutos, o time de Los Angeles já havia aberto novamente um dígito duplo de diferença. Dessa vez, foram Doncic e Irving que chegaram na quarta falta, com o esloveno chegando a cinco logo na sequência.

Mas a fúria deu certo e, pela primeira vez desde o primeiro quarto, Luka conseguiu empatar o placar depois de tirar uma diferença de 31 pontos. Pelo menos até o Barba abrir quatro de vantagem novamente.

James Harden aparece e salva Clippers

A reta final da partida foi bastante apertada, até que Irving, finalmente, conseguiu colocar o Dallas na frente pela primeira vez desde o começo do jogo. Só que mais uma vez, Harden apareceu para acabar com a festa dos donos da casa e garantir a vitória do time da Califórnia.

Com o resultado, a série entre Clippers e Mavericks agora está empatada em 2 a 2 e irá, pelo menos, até o Jogo 5. O quinto confronto acontecerá na próxima quarta-feira (1º), às 23h (de Brasília), na Crypto.com Arena, de volta a Los Angeles.

Clippers x Mavericks: estatísticas

Los Angeles Clippers

  • Amir Coffey: quatro pontos e três rebotes
  • Paul George: 33 pontos, seis rebotes e oito assistências
  • Ivica Zubac: 13 pontos, quatro rebotes e uma assistência
  • Terrance Mann: 11 pontos, três rebotes e duas assistências
  • James Harden: 33 pontos, seis rebotes e sete assistências

Dallas Mavericks

  • Derrick Jones Jr.: 14 pontos, sete rebotes e uma assistência
  • P. J. Washington: 10 pontos, quatro rebotes e uma assistência
  • Daniel Gafford: cinco pontos, cinco rebotes e duas assistências
  • Kyrie Irving: 40 pontos, sete rebotes e cinco assistências
  • Luka Doncic: 29 pontos, 10 rebotes e 10 assistências
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.