A National Basketball Association (NBA) é conhecida por seus contratos milionários e negociações impressionantes que movimentam a janela de transferências. A cada temporada, jogadores talentosos trocam de equipe em acordos que ultrapassam cifras estratosféricas.
A seguir, o Quinto Quarto relembra algumas das maiores aquisições de agentes-livres na NBA. Confira:
As maiores contratações da história da NBA:
Julius Erving – Virginia Squires (1971)
Erving ajudou a legitimar a American Basketball Association (ABA) e foi o jogador mais conhecido na liga quando se fundiu com a National Basketball Association (NBA) após a temporada de 1975.
Ray Allen – Miami Heat (2012)
Após ser derrotado nas Finais de Conferência para o Miami Heat em 2012, Ray Allen escolheu deixar o Boston Celtics e se juntar ao inimigo na temporada seguinte, abalando relações com Kevin Garnett, Paul Pierce e Rajon Rondo. Pela equipe da Flórida, teve participação essencial nas Finais contra os Spurs, quando acertou histórico arremesso de 3 que empatou o Jogo 6.
Rick Barry – Golden State Warriors (1972)
Barry foi a primeira estrela a trocar a ABA pela NBA. Após disputas contratuais, ele foi obrigado juridicamente a jogar pelo San Francisco Warriors, em 1969. Por lá, ajudou a equipe a vencer o título em 1975, quando também se sagrou o Jogador Mais Valioso da Liga.
Moses Malone – Philadelphia 76ers (1982)
Após se sagrar MVP da liga em 1982, Moses Malone juntou forças com Julius Erving, MVP em 1981, no Philadelphia 76ers. A dupla não demorou a dar certo, varrendo o Los Angeles Lakers nas Finais de 1983, com Malone sendo coroado o MVP das decisão.
LeBron James – Cleveland Cavaliers (2014) e Los Angeles Lakers (2018)
Um dos principais fatores que tornam LeBron James um dos melhores jogadores de todos os tempos é o seu impacto praticamente imediato nas equipes que reforça. Depois de quatro finais consecutivas e dois títulos com o Miami Heat, The King escolheu retornar para o Cleveland Cavaliers, onde se seguiram mais quatro decisões e um inesquecível título em 2016. LeBron viria a deixar os Cavs novamente, em 2018, escolhendo Hollywood e o Los Angeles Lakers. Por lá, conquistou o título de 2020, disputado na ‘bolha’, ao lado de Anthony Davis.
Robert Horry – San Antonio Spurs (2003)
Horry é um dos grandes vencedores da história da NBA. O ala-pivô é heptacampeão por três equipes diferentes, nos anos de 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2005 e 2007.
Steve Nash – Phoenix Suns (2004)
Nash disputou 18 temporadas na NBA, sendo eleito oito vezes eleito para o All-Star Game e sete vezes para o All-NBA. O africano/canadense foi duas vezes o MVP da NBA enquanto jogava pelo Phoenix Suns.
Chauncey Billups – Detroit Pistons (2002)
Billups ganhou o prêmio de Jogador Mais Valioso das finais da NBA em 2004, quando ajudou o Detroit Pistons a vencer o Los Angeles Lakers. Ele foi eleito cinco vezes para o NBA All-Star e três vezes para o All-NBA Team.
Shaquille O’Neal – Los Angeles Lakers (1996)
‘Shaq’ é considerado um dos ícones mais importantes da história da NBA. Ele ganhou três vezes o título da NBA com os Lakers , uma vez o prêmio de MVP, três vezes o de MVP das Finais, três vezes o de MVP do Jogo das Estrelas e uma medalha de ouro com a Seleção Americana. O’Neal foi colocado ao Basketball Hall of Fame em 2016 e ao FIBA Hall of Fame em 2017.
LEIA MAIS:
+ Relembre as maiores trocas da história da NBA
+ NBA 2K24: edição fará homenagem a jogador lendário dos Lakers na capa
+ Mercado NBA: 76ers dão chapéu nos Lakers e roubam ‘plano B’