Luka Doncic pode receber o maior contrato na história da NBA

Marcelo Cartaxo | 22/05/2024 - 23:39

Eleito All-NBA na temporada 2023-24, Luka Doncic pode fazer história caso assine um novo contrato com o Dallas Mavericks na próxima inter temporada.

Conforme o jornalista da ESPN Bobby Marks, mesmo que Doncic não recebesse a honra na temporada, ainda seria elegível ao maior contrato na história da NBA, para receber US$ 346 milhões (R$ 1.7 bilhão) em cinco anos com a extensão super max. Jogando pelo Dallas Mavericks desde 2018, ano no qual foi recrutado pela franquia do Texas e jogou ao lado de outro europeu que teve a chance de fazer história no time, Dirk Nowitzki.

Luka chegou ao Dallas após se desatacar como um dos principais jogadores na Europa. Criado nas categorias de base do Real Madrid, Doncic já tinha o histórico que apontava para uma carreira bem sucedida, ao passo que seu pai era um renomado treinador de basquete. Sasha, o pai de Luka, treinou Goran Dragić quando o astro dos Mavericks ainda era criança.

Hoje é um dos jogadores de maior destaque na NBA. Ao lado de Shai Gilgeous-Alexander, Giannis Antetokounmpo, Jayson Tatum e Nikola Jokić, Luka Doncic em vários momentos durante a temporada foi cogitado como o MVP. O título, no entanto, ficou nas mãos de Jokić pela 3ª vez em sua carreira, sendo um dos jogadores com menos de 30 anos que receberam mais vezes o prêmio de jogador mais valioso da liga.

Em caso de título na NBA, os Mavericks ainda não poderão renovar com Luka

Atualmente, os Mavericks disputam as finais da conferência oeste contra o Minnesota Timberwolves. Dois dos times mais potentes da liga nesta temporada chegam onde o atual campeão não conseguiu, e Luka pode levar os Mavs ao tão sonhado título, o primeiro desde que venceram pela última vez em 2011. Naquela época, o treinador do time, Jason Kidd, ainda era jogador, e ao lado de Dirk Nowitzki, Dallas foi campeão derrotando o Miami Heat de LeBron James.

Com o título, o valor que Doncic receberá para renovar com o time pode aumentar. Hoje, o acordo projetado para o astro esloveno contempla 35% do salary cap, dos Mavericks para a temporada 2026-27, o significa que para fazer acontecer a organização precisaria mandar alguns jogadores embora, reestruturar outros contratos e buscar novas peças no mercado.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.