NBA: LeBron James cita dificuldade preocupante contra Nuggets

Paola Zanon | 16/05/2023 - 09:15

LeBron James deixou os fãs preocupados ao citar uma dificuldade que o Los Angeles Lakers terá ao jogar contra o Denver Nuggets nas finais de conferência da NBA.

— Eles são um time melhor. Obviamente mais experientes. Chegamos com o maior respeito por eles. A altitude é real, faz diferença, você se cansa muito mais rápido—, afirmou ele, em entrevista coletiva na Ball Arena, onde a franquia já chegou para treinar.

É comum que as equipes treinem na quadra adversária antes dos confrontos, mas neste caso, LeBron e os Lakers viajaram para Denver um pouco antes que a data de costume justamente para se acostumarem com a altitude.

A capital do Colorado fica 1.608 metros acima do nível do mar, uma altitude elevada se comparada a Los Angeles, que está quase no nível do mar com apenas 93 metros de altitude.

LEIA TAMBÉM:

+ NBA: como funciona a loteria do Draft 2023 e as chances de cada time

++ NBA: Ja Morant tem risco de punição exemplar por reincidência

Em geral, a altitude é bem mais tranquila do que os picos que existem em cidades da América do Sul que são palcos de disputa da Libertadores e da Copa Sul-americana.

A cidade de São Paulo, por exemplo, tem 760 metros de altitude; as equipes da cidade já viajaram a La Paz, na Bolívia, para jogar a uma altitude de 3.600 metros.

A altitude afeta os jogadores porque, quanto maior, menor é a pressão do oxigênio —quem não está acostumado tende a ter dificuldade na respiração e, por isso, se cansar mais rápido.

Na América do Sul, é comum que equipes viajem com balões de oxigênio para seus atletas. A medida provavelmente não será necessária para as estrelas dos Lakers, já que a elevação em Denver não deixa o ar tão rarefeito —será apenas uma questão de costume, coisa que a franquia já está trabalhando para lidar.

Para LeBron, o número pode assustar, já que todas as equipes que já defendeu na NBA têm baixa altitude: Cleveland fica 200 metros acima do nível do mar, enquanto Miami, apenas dois.

O Jogo 1 entre Lakers e Nuggets acontecerá nesta terça-feira (16/5), a partir das 21h30. A série é válida pelas finais da Conferência Oeste e pode chegar a até sete jogos.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.