Nesta segunda-feira (29), a NBA abriu uma investigação sobre o desfalque de Joel Embiid no jogo do Philadelphia 76ers contra o Denver Nuggets no último sábado (27).
De acordo com informações de Shams Charania, jornalista do The Athletic, a liga estranhou o fato de o camaronês só ter entrado para a lista de desfalques 15 minutos antes da partida na Ball Arena. O motivo alegado pela franquia da Filadélfia foi uma lesão no joelho.
O pivô chegou a viajar para o Colorado com a equipe e tentou participar das atividades de aquecimento antes do jogo, mas não conseguiu por conta dores. Minutos depois, acabou sendo descartado pela equipe médica dos Sixers. Os Sixers perderam por 111 a 105.
A ausência de Embiid ainda continuou dando espaço para piadas dos torcedores em Denver, já que ele não enfrenta Nikola Jokic na cidade desde 2019. Vários fãs levaram cartazes com uma foto do camaronês escrito “desaparecido”.
Tem cartaz de desaparecido do Joel Embiid em Denver 😭😭😭😭😭😭😭 pic.twitter.com/dA7E1xi82d
— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) January 27, 2024
No duelo anterior entre as equipes, que aconteceu no Wells Fargo Center quase duas semanas antes, Joel havia até declarado que estava animado para enfrentar Nikola novamente. Na ocasião, os 76ers venceram por 126 a 121.
Embiid x Jokic
O jogo anterior entre Nuggets e 76ers ficou marcado como o “duelo entre MVPs“, já que o MVP da temporada passada enfrentou o MVP de 2021-22.
Embiid foi quem levou a melhor; foi um duplo-duplo de 41 pontos, sete rebotes e 10 assistências na vitória por 126 a 121, sendo seu 18º jogo consecutivo acima dos 30 pontos.
Jokic também anotou um duplo-duplo, com 25 pontos, 19 rebotes e três assistências, sendo o destaque da franquia de Denver.
A diferença entre os MVPs aconteceu durante o último quarto, no qual os Sixers marcaram 10 pontos a mais, sendo que Embiid foi o responsável por 11 dos 27 pontos no período, enquanto Jokic marcou apenas dois dos 17 dos Nuggets.
A performance de Embiid reflete diretamente na corrida pelo MVP da temporada 2023-24 da NBA; o pivô dos Sixers está no topo para conquistar o prêmio individual pelo segundo ano consecutivo, e o sérvio aparece em segundo lugar. Mas para garantir o prêmio, o camaronês só pode perder mais seis jogos até o fim da temporada regular.