O fenômeno Victor Wembanyama segue impactando a NBA, mas não tanto como alguns esperavam de forma imediata – muito por conta da péssima temporada do San Antonio Spurs. No entanto, o atual MVP da liga decidiu analisar por outro lado a presença do jovem francês com uma crítica importante.
Enquanto segue anotando números impressionantes por mais uma temporada, o pivô Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, falou sobre o impacto e todo o hype ao redor de Victor Wembanyama na NBA. Em entrevista ao “The Athletic”, o atleta elogiou o jovem francês, mas deu um conselho muito importante para sua carreira: a definição de sua função em quadra.
– Não quero ser crítico. Obviamente, ele é extremamente talentoso. Tem tanto hype ao redor dele agora que eu acho que ele está tentando justificar toda essa expectativa. É isso que eu vejo, e eu assisto muitos jogos. Primeiramente, ele precisa decidir aonde ele quer jogar, se ele quer jogar como guard ou como pivô ou como qualquer outra coisa. Não é necessariamente aonde ele quer jogar, mas sim sobre o que ele quer se tornar -, afirmou.
THE PASS. THE FINISH 🔥🔥🔥 pic.twitter.com/sGQdxcVntb
— San Antonio Spurs (@spurs) December 22, 2023
Embiid seguiu sua análise sobre o jovem francês, que atuou em diferentes posições e funções em quadra sob a tutela do lendário treinador Gregg Poppovich nesta temporada. Segundo o atual MVP, Wembanyama precisa definir se ele quer ser um Kevin Durant ou o próprio Joel Embiid.
– Você quer se tornar o Kevin Durant ou você ser igual a mim? Não exatamente o KD, mas uma versão dele – você tem que combinar tudo. Agora, eu sinto que ele está sendo um pouco forçado a jogar do jeito que ele está jogando, o que não é algo ruim. O único jeito de melhorar e evoluir é continuar jogando e aprendendo. Só existe um jeito. Você comete vários erros e você aprende com eles -, analisou.
Wembanyama é o único ponto positivo da péssima temporada dos Spurs
Entre altos e baixos, Victor Wembanyama é indiscutivelmente o único ponto positivo da temporada tenebrosa do San Antonio Spurs na NBA. O jovem francês registra médias de 18.3 pontos e 10.6 rebotes em 30 minutos por jogo, disputando o prêmio de Calouro do Ano com o pivô Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder.
VEJA TAMBÉM:
+ ‘Ele foi incrível’, diz Devin Booker sobre triplo-triplo de Durant
++ Conselho da NBA aprova venda do Dallas Mavericks
No entanto, a equipe de San Antonio não ajuda sua maior joia. São cinco derrotas consecutivas em uma campanha de apenas quatro vitórias e 25 revezes, amargando a última colocação da Conferência Oeste da NBA.