NBA: Medo? Treino de Dallas revela estratégia surpreendente para ‘anular’ Wembanyana

André Merice | 21/10/2023 - 18:53

Há três dias da estreia da nova temporada regular da NBA, o Dallas Mavericks se prepara para encarar o San Antonio Spurs, de Victor Wembanyama. As franquias se enfrentam na próxima quarta-feira (25), às 22h30 (de Brasília), no AT&T Center, em San Antonio, Texas, Estados Unidos.

Nas redes sociais, uma gravação que parecia mostrar apenas mais uma sessão de treinos na sede do Dallas, na verdade era um trabalho específico pensando na envergadura de Wembanyama. Nas partidas de pré-temporada, o pivô chamou a atenção pelos seus arremessos, dribles e, principalmente, bloqueios.

No vídeo em questão, o preparador físico God Shammgod se passava pelo jogador para tentar – através de uma luva simulando a envergadura de Wembanyama – dificultar as ações ofensivas.

Conheça Wembanyama, o futuro da NBA

Nascido em Le Chesnay, na França, Victor Wembanyama foi a primeira escolha do Draft da NBA de 2023/24, além de ser o jogador mais novo dos Spurs.

Apesar de ser um dos jogadores mais altos da liga – com 2,21 metros (ao menos essa é a altura aproximada) – Wembanyama é muito conhecido por sua mobilidade em quadra. Graças ao seu comprimento, o francês também se destaca como um grande arremessador de bolas de três.

No aspecto defensivo, Wemby chama a atenção pelos seus bloqueios. Com uma envergadura que pode chegar a 2,36 metros durante um salto, o jogador dos Spurs dificilmente perde uma disputa pelo alto. Na vitória do Spurs sobre o Golden State Warriors, por exemplo, Wembanyama e Stephen Curry disputaram a primeira bola ao alto. O francês não teve dificuldades para superar Curry, e dar assim a posse para o time do Texas. A partida terminou com vitória os Spurs, por 122 a 117.

Victor Wembanyama estreou como profissional na temporada de 2019-20, na Eurocup, mas passou apenas três minutos em quadra durante duas partidas. Sua verdadeira ascensão aconteceu na temporada seguinte (2020-21), quando, com apenas 16 anos, ganhou um tempo de quadra significativo no Nanterre, registrando uma média de 16.9 minutos por jogo.

Naquele ano, o pivô terminou como líder de tocos (1.9 por jogo) na primeira divisão do basquete francês, a LNB Pro A.

Para a temporada seguinte, Wembanyama se transferiu para o ASVEL, uma das equipes mais tradicionais do basquete francês, cujo dono é a lenda do San Antonio Spurs, Tony Parker. Enquanto representava a França, estreou e jogou em quatro partidas no Torneio Qualificatório para a Copa do Mundo de 2021, contribuindo com impressionantes 19 pontos, 8.2 rebotes, 2 roubos de bola, 2.8 tocos e 47% de aproveitamento nas bolas de três em 25 minutos por jogo.

No último ano, Wemby se mudou para o Metropolitans 92, uma equipe mais modesta na região metropolitana de Paris.

LEIA TAMBÉM:

+ NBA: escolha polêmica dos Hornets vira réu em caso de feminicídio

++ NBA: Assistente do Magic será o treinador mais bem pago da história da WNBA

Como um dos principais prospectos do Draft de 2023, o pivô e sua equipe, o Metropolitans, foram convidados a participar de dois jogos de pré-temporada nos Estados Unidos contra o G League Ignite, liderado por Scoot Henderson.

Com a NBA de olho, Wembanyama brilhou, registrando médias impressionantes de 36.5 pontos, 7.5 rebotes, 4.5 tocos, 4.5 bolas de três pontos com 50% de aproveitamento, em 35 minutos por jogo.

Neste início de pré-temporada, Wemby atuou em quatro partidas, com uma média de 21 minutos por jogo, 19.2 pontos, 4.7 rebotes e 1.5 assistências.

Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".