NBA: Bulls seguram Grizzlies e se mantêm na zona de playoffs

Paola Zanon | 02/04/2023 - 18:46

O Chicago Bulls derrotou o Memphis Grizzlies na rodada deste domingo (2) na NBA. O jogo aconteceu no United Center Chicago; o placar final foi de 128 a 107 para os donos da casa, que se mantiveram vivos na briga pelos playoffs da Conferência Leste.

Com 36 pontos, três rebotes e nove assistências de Zach LaVine, os Bulls chegaram à 38ª vitória e seguraram a 10ª colocação na tabela –a última da zona de play-in– faltando quatro jogos para o fim da temporada regular.

Do outro lado da quadra, quem mais marcou para os Grizzlies foi Jaren Jackson Jr., com 31 pontos, oito rebotes e duas assistências. A franquia de Memphis é vice-líder da Conferência Oeste com 49 vitórias e 29 derrotas, e já está classificada para os playoffs.

LEIA TAMBÉM:

+ ‘Westbrook é um palhaço’, provoca Dillon Brooks

++ Clippers perdem para os Pelicans e ‘ajudam’ Warriors

1º quarto: Grizzlies dominam donos da casa

O jogo começou truncado, com apenas dois pontos dos Grizzlies nos três primeiros minutos. Em seguida, a franquia de Memphis desenvolveu as jogadas e abriu 36 a 25, com oito pontos de Ja Morant, contando com bolas de três e uma enterrada –típica do jogador– ao receber a bola no garrafão sem marcação nenhuma.

A franquia de Chicago teve bastante dificuldade no início para marcar os rivais, principalmente o armador, que trabalhou a bola com bastante velocidade e chegou a dar três assistências.

2º quarto: reação dos Bulls

Zach LaVine e DeMar DeRozan foram os responsáveis pela reação dos Bulls a partir da segunda etapa; a dupla saiu para o intervalo com 26 pontos combinados, incluindo bolas de três e faltas cavadas.

A marcação também mostrou mais eficiência na defesa ao aproveitar a ausência de Ja Morant, que passou mais da metade do quarto no banco. A diferença caiu para quatro pontos no quarto, com 32 a 28, mas ainda não foi o bastante para virar o placar.

Nesta etapa, Desmond Bane e Jaren Jackson Jr. se sobressaíram pelos Grizzlies e chegaram a 13 pontos cada, obtendo a mesma soma de LaVine e DeRozan.

3º quarto: turnovers, faltas e virada

Os dois times voltaram do intervalo bastante desatentos e tiveram uma sequência de turnovers nos quatro primeiros minutos, com os Bulls praticamente parados na quadra de defesa.

Irritados com os próprios erros, os jogadores dos dois lados começaram a apelar para as faltas. Após uma roubada de bola de Zach, que terminou em cesta, Morant vingou Xavier Tillman e cometeu uma violação de ataque. Em seguida, o armador deu um toco em um arremesso de LaVine.

Os Bulls tiveram uma boa reação e fizeram 40 a 16, e mesmo com o alto número de arremessos errados, faltas cometidas e até cronômetro da posse de bola zerado, conseguiram a virada no placar –principalmente porque o time de Memphis cometeu ainda mais turnovers.

4º quarto: Bulls consagram vitória

Os visitantes iniciaram a última etapa com mais velocidade para diminuir o prejuízo, mas encontraram bastante dificuldade no garrafão de ataque e na organização da defesa.

Os jogadores do Memphis erraram muitos arremessos, enquanto os de Chicago acertaram a maioria na primeira metade do quarto, mantendo a vantagem acima dos dez pontos.

Após um pedido de tempo de Taylor Jenkins, os Grizzlies mudaram de postura e passaram a ser mais assertivos nas jogadas ofensivas, o que equilibrou o placar com as bolas de três.

Ainda assim, os Bulls seguiram superiores em quadra e abriram uma vantagem de quase 20 pontos nos minutos finais, principalmente aproveitando o alto número de turnovers dos Grizzlies. O placar do quarto foi de 35 a 23.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.