Dillon Brooks pegou um jogo de suspensão pelo Memphis Grizzlies após provocar o banco de reservas do Dallas Mavericks durante o jogo da noite dessa segunda-feira (20/3) na NBA. Esta é a segunda suspensão do canadense na temporada.
Durante o confronto, que terminou em vitória para a franquia de Memphis por 112 a 108, o ala fez uma dancinha na frente do banco dos rivais após uma enterrada que rendeu dois pontos ao time durante o terceiro quarto, quando os Grizzlies já venciam por uma diferença de cinco pontos.
O alvo específico da provocação foi Theo Pinson; os gestos foram como se ele estivesse balançando pompons, insinuando que o ala reserva do time rival parecia líder de torcida por estar em pé no banco.
— O cara estava de pé no banco. Ele deveria estar sentado. Deveríamos avisar sobre isso, mas só quero que ele saiba que é uma líder de torcida –, justificou ele, ao mencionar uma das regras da liga.
Dillon Brooks received his 18TH TECH of the season for taunting Mavs bench after this dunk 😨
He could be suspended Wednesday if not rescinded pic.twitter.com/puo16oYPbp
— Bleacher Report (@BleacherReport) March 21, 2023
O árbitro do jogo viu a provocação e anotou uma falta técnica para Brooks. Foi a 18ª da temporada, sendo que o limite da liga é de 16. Após esse número, a suspensão também é automática.
Brooks já havia sido suspenso do jogo contra o Los Angeles Clippers, no dia 5 de março, por uma falta técnica marcada três dias antes, contra o Denver Nuggets.
LEIA TAMBÉM:
+ Grizzlies vencem Warriors com nova briga entre Brooks e Green
++ Draymond Green humilha Dillon Brooks após provocação
Por causa da falta marcada, Brooks poderá ficar de fora da próxima partida dos Grizzlies, que será quarta-feira (22), contra o Houston Rockets, em casa. A franquia ainda pode tentar rescindir a falta, mas o técnico Taylor Jenkins não se mostrou otimista com a opção. “Vamos ver, mas vai ser difícil”, declarou ele.
Até o momento, Dillon é o jogador com mais faltas técnicas na temporada. Em seguida vem Draymond Green, com 16 — ele também foi suspenso e ficou fora do jogo do Golden State Warriors contra o Atlanta Hawks na última sexta-feira (17).
Discussão
Além da provocação, Brooks também discutiu com Kyrie Irving, que marcou 28 pontos sem nenhuma assistência e errou todas as tentativas no último quarto. “Ele [Kyrie] disse que minha defesa era um truque, mas com certeza o afetou no quarto período”, se gabou.
No início da última etapa, Dillon pisou sem querer no pé de Irving, que havia acabado de voltar da recuperação de uma lesão no mesmo pé. Ele deixou o FedEx Forum com uma bota ortopédica, mas tranquilizou os fãs e afirmou que era apenas uma medida de cautela.
Dillon Brooks stepped on the back of Kyrie Irving's foot. pic.twitter.com/QU9hEeyPv1
— Oh no he didn't (@ohnohedidnt24) March 21, 2023
–Eu teria me sentido diferente aqui se sentisse que Dillon fez isso de propósito, mas eu não senti–, afirmou ele, que mesmo assim, se recusou a trocar de camisa com o rival dos Grizzlies ao final do confronto.
–Sou fã de Kyrie, por tudo o que ele representa, pela maneira como joga. Quando você está crescendo, deseja ser capaz de fazer o que ele faz–, elogiou Brooks.