Phoenix Suns

Monty Williams recebe o prêmio de técnico do ano

Monty Williams recebe o prêmio de técnico do ano

Antes de mais nada, na noite deste segunda-feira (9) a NBA divulgou o vencedor do prêmio de técnico do ano da temporada 2021-2022. De fato, Monty Williams, do Phoenix Suns, conduziu seu time a melhor campanha da liga, além de ser a melhor temporada da história da franquia.

A saber, o prêmio  leva em consideração apenas na temporada regular e não o desempenho na pós-temporada.

Conheça a campanha de Monty Williams 

A princípio,  Monty Williams, eleito treinador do ano pela primeira vez em sua carreira, foi o terceiro técnico do Phoenix Suns a ganhar o prêmio. Antes dele, Cotton Fitzsimmons (1988-89) e Mike D'Antoni (2004-05). Williams conseguiu a melhor campanha da NBA, na temporada 2021-2022,  com 64 vitórias e apenas 18 derrotas. Esse é o melhor desempenho da história da franquia, em número total de triunfos e também em aproveitamento, com 78%. Em resumo, o Suns foi a única equipe da liga que terminou entre as cinco melhores em ataque e defesa.

De fato, o Phoenix Suns terminou a temporada com um recorde de 32 vitórias e nove derrotas, dentro e fora de casa. Dessa maneira, a franquia conseguiu o terceiro melhor desempenho como visitante na história da liga e o quinto em porcentagem de vitórias.

De antemão, o treinador também foi eleito, nesta temporada, o técnico do ano pela Associação dos Treinadores da NBA. Aos 50 anos, Williams é bicampeão do troféu Michael H. Goldberg, em seis anos de entrega da premiação.

Quem elegeu Monty Williams

Definitivamente, Monty Williams era o favorito ao prêmio, após o desempenho espetacular do Phoenix Suns. O treinador contabilizou 458 pontos (81 votos de primeiro lugar) em um total de 100 jornalistas esportivos. O técnico do Memphis Grizzlies, Taylor Jenkins, terminou em segundo lugar com 270 pontos (17 votos de primeiro lugar). Em terceiro lugar ficou Erik Spoelstra,  do Miami Heat, com 72 pontos (um voto de primeiro lugar). 

Decerto, cada voto de primeiro lugar vale cinco pontos, segundo lugar, três pontos e terceiro lugar, um ponto.

Números absurdos do Phoenix Suns

Enfim, o Phoenix Suns conseguiu uma sequência de 18 vitórias seguidas, sendo que foi 16-0 em novembro, empatando o segundo melhor desempenho em um único mês na história da NBA, perdendo apenas para a campanha de 17-0 do Atlanta Hawks, em janeiro da temporada 2014-2015.

Com certeza, aos 50 anos, essa foi a melhor temporada da carreira de Monty Williams, que comanda o Phoenix Suns há três anos. Williams foi escolhido duas vezes técnico do mês (outubro/novembro e janeiro) e foi escolhido para ser o treinador do time Lebron James no All-Star Game 2022. 

Enfim, o Phoenix Suns quebrou um recorde que durava desde a temporada 1954-1955, quando o uso de cronômetro foi oficializado que é o fato do time ter uma campanha de 47-0 quando terminou o terceiro período à frente do adversário. Além do Troféu Red Auerbach, Monty Williams irá receber também um troféu comemorativo do 75º aniversário de fundação da NBA.

Foto destaque: Divulgação/ NBA

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top