A derrota para o San Antonio Spurs, na última rodada da temporada regular da NBA marcou o capítulo final de uma das piores campanhas do Detroit Pistons na competição. Com 14 vitórias e 68 derrotas, o time foi disparado o pior time do torneio e algumas mudanças significativas devem acontecer para não repetir os números decepcionantes no próximo ano.
Monty Williams, contratado após uma curta passagem no Phoenix Suns, segue no cargo de treinador do time, mas já sabe que precisa mostrar resultados rápidos para não perder o posto antes de se iniciar a próxima temporada. Segundo o jornalista Sham Charania, do The Athletic, Tom Gores, proprietário do time, está pensando fortemente na contratação de um diretor de operações, cargo vago desde 2018.
After a disappointing 14-68 season, the Detroit Pistons have decided to hire a new head of basketball operations (President) and will begin their search process this week, sources tell @TheAthletic @Stadium.
— Shams Charania (@ShamsCharania) April 15, 2024
O último a ocupar o posto foi Ed Stefanski. Pouco tempo depois de ser contratado como consultor sênior, ele foi promovido ao cargo de vice-presidente executivo e responsável pela contratação da contratação de um novo treinador, após a saída de Stan Van Gundy, que foi para o New Orleans Pelicans.
Na oportunidade o nome escolhido para substituir Van Gundy foi Dwane Casey, que vinha de uma temporada de sucesso pelo Toronto Raptors. Mesmo com um recorde de 41 vitórias e 41 derrotas e um oitavo lugar na Conferência Leste, o time acabou decepcionando o torcedor e foi varrido nos playoffs da NBA para o Milwaukee Bucks.
Novo diretor de operações terá uma missão complicada na próxima temporada da NBA
Apesar de ter um time jovem, os Pistons tem a expectativa de conseguir performar com qualidade nos próximos anos. A equipe não vai para os playoffs desde a temporada de 2018/19 e nos últimos cinco anos, foram os últimos colocados na Conferência Leste e pior campanha da NBA em três oportunidades.
Além disto, o time vem se acostumando a ser uma das piores equipes da competição. A última vez que os Pistons não terminaram uma temporada regular entre os quatro últimos colocados foi em 2019/20, quando ficaram em antepenúltimo na Conferência Leste e tiveram a quinta pior campanha naquele ano.
Nomes como Brison Graham, Dwane Casey, Neil Oshey, John Hammond e John Horst aparecem como nomes em potencial para ocupar o posto, mas nenhuma negociação ainda foi iniciada. Nesta terça-feira começam os playoffs da NBA, mas antes a competição irá saber quem irá conseguir passar pelo play-in.