Heat pode fazer história com Lillard: veja como ele se encaixaria no time

Igor Ribeiro | 20/07/2023 - 18:30

A possível ida de Damian Lillard para o Miami Heat é um dos assuntos mais quentes da NBA neste momento.  

O armador de 33 anos, que é considerado um dos melhores jogadores da liga, pediu para ser trocado pelo Portland Trail Blazers e apontou a franquia da Flórida como seu único destino desejado. Mas o que essa mudança significaria para o Heat e para a NBA? 

Como Lillard pode ajudar o Heat 

Lillard é um dos maiores pontuadores e arremessadores da NBA, tendo médias de 32,2 pontos e 7,3 assistências na última temporada, com 37,1% de aproveitamento nas bolas de três pontos. Ele é capaz de criar seu próprio arremesso em qualquer situação, além de ser um excelente líder e um jogador clutch, que decide nos momentos decisivos. 

No Heat, ele se juntaria a Jimmy Butler e Bam Adebayo, formando um trio de estrelas que poderia competir com qualquer time da Conferência Leste. O camisa zero traria mais poder ofensivo e espaçamento de quadra para Miami, que teve dificuldades para pontuar na última temporada, ficando em 21º lugar na eficiência ofensiva, apesar de terem sido finalistas da última edição.  

Ele também se beneficiaria do sistema defensivo e da cultura vencedora do Heat, que valoriza jogadores competitivos e dedicados. 

Onde Lillard pode se encaixar no Heat 

Damian Lillard x Miami Heat. Foto: Icon Sport

Lillard é um armador que pode jogar tanto com a bola nas mãos quanto sem ela, se movimentando para receber passes e arremessar. Ele tem experiência em dividir a armação com outros jogadores, como CJ McCollum no Blazers, mas não estaria disposto a fazer o mesmo com Scoot Henderson, escolha da equipe no Draft da NBA.  

No Heat, ele poderia fazer o mesmo com Butler, que é o principal criador de jogadas do time. Lillard também poderia formar uma dupla dinâmica com Adebayo, que é um dos melhores pivôs da liga, tanto na defesa quanto no ataque.  

Adebayo é um ótimo finalizador e passador, que poderia aproveitar os bloqueios e os cortes para a cesta de Lillard. Os dois também poderiam explorar o pick and roll e o pick and pop, usando suas habilidades complementares. 

O Heat teria que abrir mão de alguns jogadores para conseguir Lillard, como Tyler Herro, além de escolhas de draft. Mas o time ganharia com experiência, versatilidade e qualidade nas quadras. Vale a pena?

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.