Ídolo do Boston Celtics, Marcus Smart foi pego de surpresa ao ser trocado com o Memphis Grizzlies. Na chegada à nova equipe, o defensor do ano na NBA em 2022 revelou que derramou lágrimas ao saber que iria para um outro time.
Smart chegou aos Celtics em 2014, como a sexta escolha geral do Draft daquele ano, e defendeu a camisa verde por nove temporadas. Agora, parte para um novo desafio.
— Eu chorei porque tive uma relação especial com os caras. Eu cresci com o Jaylen (Brown) e o Jayson (tatum). Até o Al (Horford). Esses caras estavam lá quando minha mãe faleceu. Eles passaram por momentos difíceis comigo. Então foi difícil. E eu estive lá (em Boston) minha vida toda — contou, em entrevista a Chris Vernon, da Grind City Media.
LEIA MAIS
+ Marcus Smart desabafa sobre saída dos Celtics: ‘Não seria trocado’
+ Confira o que Marcus Smart escreveu sobre sua saída do Boston Celtics
Ele também fez questão de destacar que chorou pelo novo desafio. Para o veterano, será a oportunidade de atuar como um dos líderes de um elenco jovem, enquanto abre espaço para seu antigo time seguir uma estrada diferente.
— Fiz tudo o que podia com aquele time (Celtics). Jaylen e Jayson são ótimos jogadores, e agora é a hora de eles crescerem.
Conteúdo
A troca de Marcus Smart com os Grizzlies
Em um acordo bombástico, firmado no final de julho, o Boston Celtics abriu mão de Marcus Smart, Danilo Galinari, Mike Muscala e uma escolha de segunda rodada do Draft de 2023 para receber Kristaps Porzingis, do Washington Wizards, enquanto o Memphis Grizzlies enviou Tyus Jones e duas escolhas de primeira rodada (2023 e 2024).
No fim, os Grizzlies pagaram o preço mais alto em capital de Draft, mas não precisaram se desfazer de um titular absoluto. E, na troca, receberam um jogador para elevar o nível da equipe. Enquanto isso, tanto Wizards como Celtics deram adeus a nomes importantes das franquias nos últimos anos.
E na madrugada o Clippers desistiu de Malcolm Brogdon.
Então para ter Porzingis o Celtics teve que fechar outra troca e abrir mão do ídolo da torcida Marcus Smart que foi para o Memphis Grizzlies, que mandou Tyus Jones para o Washington Wizards.
Na imagem os detalhes da troca. pic.twitter.com/aaU410nmEM— Basqueteiros (@basqueteirosnba) June 22, 2023
Mercado dos Grizzlies
A chegada de Marcus Smart foi um das movimentações importantes do Memphis Grizzlies na offseason. Além de contratar o astro dos Celtics, a equipe trouxe o veterano Derrick Rose e assegurou a permanência de Desmond Bane.
Se novos nomes chegaram, alguns tiveram que sair. Assim como Tyus Jones, envolvido na troca pela chegada de Smart, Dillon Brooks também acertou sua saída na free agency e assinou com o Houston Rockets.
Ja Morant está suspenso pelos primeiros 25 jogos da temporada por conta da reincidência no ato de mostrar uma arma nas redes sociais, gerando um buraco na escalação do técnico Taylor Jenkins.
Time dos Grizzlies para 2023-24
Sem Ja Morant, suspenso pela NBA nos primeiros 25 jogos da temporada 2023-24, o Memphis Grizzlies terá que preencher um espaço vago no quinteto titular ideal de Taylor Jenkins. Dois nomes que podem acabar ocupando provisoriamente essa posição são John Konchar e Luke Kennard.
Com o retorno do astro, os titulares certamente serão Ja Morant, Marcus Smart, Desmond Bane, Jaren Jackson Jr. e Steven Adams. A presença de Smart e JJJ, vencedores dos últimos dois prêmios de Defensor do Ano da NBA, em quadra transforma os Grizzlies em uma potência defensiva.
A dupla também ajudará Bane. Apesar de atuar como um ala-armador, ele provavelmente será deslocado para a função de ala na próxima temporada, o que levanta preocupações sobre sua capacidade de encarar adversários mais altos na posição. Com dois dos melhores defensores da liga ao seu lado, a tarefa ficará definitivamente mais simples.