A vitória do Dallas Mavericks por 126 x 119 sobre o San Antônio Spurs marcou o início de mais uma temporada da NBA para as equipes.
O destaque da partida foi armador dos Mavericks, Luka Doncic, responsável por anotar um triplo-duplo logo no jogo de abertura. Com 33 pontos, 13 rebotes e 10 assistências, Luka é o segundo jogador europeu a anotar um TD nesta temporada.
Além disso, Luka atingiu uma marca histórica: o esloveno se tornou o terceiro jogador na história da NBA a ter um triplo duplo de pelo menos 30 pontos na noite de estreia. Antes de Luka, apenas Oscar Robinson, duas vezes, e Giannis Antetokounmpo, na temporada de 2019, conseguiram esse feito.
Lágrimas e show de Jokic na estreia da NBA contra os Lakers
O primeiro jogador a anotar um triplo-duplo na temporada 2023-24 da NBA foi Nikola Jokic, pivô do Denver Nuggets e MVP da temporada regular em 2021 e 2022. Na estreia contra os Los Angeles Lakers, foram 29 pontos, 11 assistências e 13 rebotes para o sérvio, que começou a temporada 2023 da forma que terminou 2022. Na temporada passada, Jokic saiu de quadra com um triplo-duplo em 29 das 69 partidas que disputou na temporada regular.
Nos playoffs, foram 20 jogos e em, pelo menos, 10 deles, Jokic saiu de quadra com dois dígitos em três estatísticas. Esses números também lhe garantiram uma média tripla na temporada, com 29 pontos, 13 rebotes e 11 assistências.
Além disso, Jokic mostrou algo que os fãs da NBA não estão acostumados a ver: lágrimas. Nikola Jokic chorou na cerimônia de título do Denver Nuggets. Antes da partida de estreia contra os Lakers na Ball Arena, em Denver, os anéis de campeões foram distribuídos para aqueles que estavam na conquista do título em 2022-23, junto com o banner de campeão sendo suspenso no teto da arena.
Estreia de Victor Wembanyama na NBA
O fenômeno do último draft da NBA, Victor Wembanyama, fez sua estreia no basquete norte-americano na derrota do San Antônio Spurs para o Dallas Mavericks. Selecionado na primeira posição do Draft em 2023, Wemby chega com altas expectativas, e uma delas é ser dominante em quadra, algo que não aconteceu de certa forma.
Na estreia, o gigante francês anotou 15 pontos, 5 rebotes e deu 3 assistências. Curiosamente, o jogador anotou 9 desses pontos no quarto período, se tornando o 3º jogador selecionado na primeira posição do draft com mais pontos no último período na noite de abertura.
Victor Wembanyama finished his NBA debut with 15 points and 5 rebounds.
9 of his points came in the 4th quarter, the 3rd-most by a No. 1 overall pick in his debut in the last 25 years. pic.twitter.com/r90YA3DIwu
— ESPN Stats & Info (@ESPNStatsInfo) October 26, 2023