NBA

Los Angeles Lakers aposentará camisa 8 e 24 de Kobe Bryant

Kobe Bryant Lakers

Crédito: Instagram/reprodução

A grande dúvida quando Kobe Bryant aposentou não é se sua camisa seria aposentada pelo Los Angeles Lakers ou se ele entraria no Hall da Fama do basquete. Ambos são garantias. A questão era se a camisa aposentada pela franquia californiana seria o número 8 ou 24. No fim, será as duas, segundo anúncio dos Lakers nesta terça-feira.

Bryant usou a camisa 8 em seus 10 primeiros anos na equipe, ganhando três títulos pela equipe na sensacional equipe do começo dos anos 2000, dividindo os holofotes com Shaquille O’Neal.

No meio de sua trajetória, ele decidiu mudar para a camisa 24 – número que usou no começo de seu ensino médio e estava indisponível quando chegou nos Lakers -, jogando mais dez temporadas e conquistando dois títulos como estrela incontestável, levando ainda dois prêmios de MVP das finais e um MVP de temporada regular. Com 33.643 pontos, ele é o maior pontuador da história da franquia e terceiro maior da história da NBA, atrás de Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone.

Os Lakers também anunciaram quando será a cerimônia de homenagem: no dia 18 de dezembro, quando o time recebe o Golden State Warriors no Staples Center.

“Quando criança, crescendo na Itália, sempre sonhei em ter minha camisa pendurada no teto dos Lakers, mas nunca imaginei duas delas. Os Lakers me concederam uma enorme honra e sempre estarei grato pelo entusiasmo dos fãs pelo meu jogo”, disse Bryant em comunicado.

Além da dupla menção, Bryant também pode considerar sua honra acima do comum porque os Lakers normalmente deixam para aposentar um número quando o ex-jogador é um membro do Hall da Fama, algo que Bryant não pode ser até 2021. Shaquille O’Neal também teve essa exceção aberta, tendo seu 34 aposentado em 2013, três anos antes de entrar no Hall da Fama.

O camisa 8 e 24 será o décimo jogador a ter seu número aposentado. Além de O’Neal, os Lakers homenagearam Wilt Chamberlain (13), Elgin Baylor (22), Gail Goodrich (25), Magic Johnson (32),Kareem Abdul-Jabbar (33), James Worthy (42), Jerry West (44) e Jamaal Wilkes (52).

 

Comments
To Top