NBA: Lillard e Blazers chegam a acordo importante sobre 3ª escolha do draft

Pedro Rubens Santos | 17/05/2023 - 17:30

O Portland Trail Blazers assistiu à loteria do Draft da NBA, na última terça-feira (16), com muita atenção. Afinal, a noite poderia definir o futuro da franquia e de seu principal astro.

A equipe acabou com a terceira escolha geral, o que elimina qualquer chance realista de selecionar o fenômeno francês Victor Wembanyama. Na hora da seleção dos Blazers, quase todos os seguintes talentosos jogadores estarão disponíveis: Brandon Miller, Scoot Henderson, Ausar Thompson, Amen Thompson e Cam Whitmore.

No entanto, a seleção de um desses jovens não é a prioridade do time de Portland e tampouco do astro Damian Lillard, que deseja a adição de veteranos para reforçar o elenco, transformando-o em um grupo candidato ao título.

Ao fim da temporada, o armador All-Star deixou clara sua posição sobre os caminhos da franquia e quais são suas condições para permanecer em Oregon.

— Eu não tenho muito apetite para construir com caras dois ou três anos distantes de realmente ir atrás (de um título). Não estou interessado nisso. Eu quero uma chance de buscar. E se a rota for essa (desenvolver jovens jogadores), essa não é a minha rota — declarou.

LEIA MAIS

+ Damian Lillard revela o que pode provocar sua saída dos Blazers

+ Lillard brilha, mas fidelidade aos Blazers impede voos mais altos

Ciente de que o melhor jogador da equipe pode pedir para sair caso não seja presenteado com reforços de qualidade para a próxima temporada, a organização dos Blazers já começou a se movimentar. Segundo o ‘Bleacher Report’, a terceira escolha do draft deve ficar disponível para trocas, e Portland ouvirá ofertas para abrir mão da seleção em troca de veteranos prontos para agregar e fortalecer o grupo ao lado de Lillard.

A publicação apurou que time e jogador estão na mesma página e desejam analisar o mercado para eventuais opções de troca.

Após o evento da loteria, o gerente geral da equipe, Joe Cronin, conversou com a imprensa e expressou seus sentimentos com a posição sorteada. Ele deixou claro estar aberto a negociar e sair do top-3, uma colocação muito valiosa no evento de seleção de prospectos.

— Vamos olhar o mercado, mas (a terceira escolha) é significativa. Haverá alguns jogadores muito bons disponíveis em terceiro para nós ou para mais alguém, dependendo de como abordarmos isso.

O “insatisfeito” Damian Lillard é o maior pontuador da história dos Blazers e está com 32 anos. A equipe ficou de fora dos playoffs nas últimas duas temporadas e sabe que a janela para buscar um título com seu astro não estará aberta por muito mais tempo.