Lenda da NBA, Bill Walton, morre aos 71 anos

Alice Tamashiro | 27/05/2024 - 14:55

Membro do Hall da Fama da NBA, Bill Walton, morreu nesta segunda-feira (27). Aos 71 anos, Walton, ganhou o prêmio MVP de 1978 e dois campeonatos com o Portland Trail Blazers e o Boston Celtics, faleceu após uma longa luta contra o câncer.

— Bill Walton foi realmente único. Suas habilidades versáteis únicas fizeram dele uma força dominante na UCLA e o levaram a um MVP da temporada regular e das finais, dois campeonatos da NBA e uma vaga nas equipes do 50º e 75º aniversário da Liga. Mas o que mais me lembrarei dele foi seu entusiasmo pela vida. Ele era uma presença regular nos eventos da liga – sempre otimista e sorrindo de orelha a orelha. e procurando compartilhar sua sabedoria e cordialidade, valorizei nossa amizade íntima, invejei sua energia ilimitada e admirei o tempo que ele dedicava a cada pessoa que encontrava –, disse o comissário da NBA, Adam Silver, em um comunicado à imprensa.

Franquias da NBA prestam homenagens à Bill Walton

As homenagens imediatamente começaram a chegar, a NBA, por sua vez, manteve um momento de silêncio para comemorar a vida de Walton antes do jogo 4 do duelo entre Boston Celtics e Indiana Pacers nas Finais da Conferência Leste, na noite da última segunda-feira (27). O jogador entrou no Hall da Fama em 1993 e foi uma das figuras mais memoráveis do esporte americano.

Franquias como Boston Celtics, LA Clippers, Portland Trail Blazers, Los Angeles Lakers e a própria NBA prestaram homenagens através de suas redes sociais. O jogo mais famoso de Walton foi o jogo do título da NCAA de 1973, UCLA contra Memphis, no qual ele acertou 21 de 22 em campo e levou os Bruins a outro campeonato nacional.

— Bill Walton foi um dos jogadores mais importantes de sua época. Membro do Hall da Fama, jogador mais valioso e duas vezes campeão da NBA, Walton poderia fazer tudo, possuindo ótimo timing, visão completa da quadra, excelentes fundamentos e foi um dos maiores jogadores de passe da história da liga. Ele extraía grande alegria do basquete e da música e valorizava profundamente seus momentos com companheiros de equipe e amigos. — publicou Boston Celtics.

— Perdemos um dos maiores jogadores e personalidades que esta franquia, este esporte e esta região já conheceram. Bill Walton é sinônimo de basquete do sul da Califórnia: natural de San Diego, um fenômeno da UCLA, um ícone dos Clippers — publicou o time californiano.

— Descanse em paz, Bill –, publicou Portland Trail Blazers.

A UCLA lamenta o falecimento do bicampeão da NCAA, Bill Walton, indicado ao Naismith Hall of Fame (1993) e membro fundador do UCLA Athletics Hall of Fame (1984) — publicou a página oficial da UCLA.

VEJA TAMBÉM:

+ Karl-Anthony Towns é ‘desmascarado’ por ex-jogadores da NBA: ‘Papo furado’

++ Playoffs 2024: Doncic faz história com roubos de bola no Jogo 3

Escrito por Alice Tamashiro
Alice chegou ao Quinto Quatro em 2021 e soma passagens por Futebol na Veia, Esportelândia e Rádio Outra Dimensão. Estudante de jornalismo no IESB e apaixonada pelo mundo esportivo desde 2008, seus esportes favoritos são o voleibol e o basquete.