A reta final da temporada regular 2023-24 da NBA não tem sido um bom cenário para o Los Angeles Lakers e o Golden State Warriors, que não têm mais chance de conseguir uma vaga direta para os playoffs.
As duas equipes ocupam a nona e a décima colocação na tabela da Conferência Oeste e, com poucos jogos restantes, não conseguem mais alcançar a campanha do New Orleans Pelicans, que no momento está na sexta posição —a última que garante uma vaga direta para a pós-temporada.
Mas ainda há uma esperança para as franquias, que pelo menos, conseguiram assegurar uma vaga no play-in, a repescagem para os playoffs. No cenário atual, inclusive, os dois times da Califórnia irão brigar entre si pela classificação.
No ano passado, os dois times se enfrentaram nas semifinais do Oeste, com o time de LeBron James vencendo a série por 6 a 2 e indo do play-in às finais de conferência.
Os Lakers estão com 45 vitórias e 35 derrotas; até o fim da temporada regular, são mais dois desafios: Memphis Grizzlies, que já está desclassificado, e os Pelicans, que estão tentando manter a sexta colocação.
Os Warriors têm uma vitória a menos, mas uma chance a mais de subir até a sétima colocação; serão três jogos até domingo (14): Portland Trail Blazers, já eliminado, Pelicans e Utah Jazz, que também já está fora da disputa.
O time de São Francisco vem de oito vitórias nos últimos nove jogos, enquanto a franquia de Los Angeles tem seis resultados positivos nas últimas nove partidas.
Lakers e Warriors fizeram temporada inconsistente
A situação nada confortável de duas das maiores equipes da NBA atualmente é um reflexo direto do que foi a temporada regular para ambas.
Mesmo sendo a casa de grandes nomes como Stephen Curry, LeBron James e Anthony Davis, Lakers e Warriors enfrentaram muitos problemas internos ao longo do ano, com até mesmo o cargo dos técnicos ameaçado.
Enquanto o time de Los Angeles não estava se entendendo com Darvin Ham no vestiário, a equipe de São Francisco tentava lidar, principalmente, com a indisciplina de Draymond Green.
Em dezembro, a saída do técnico dos Lakers já era quase certa após uma sequência de derrotas, mas o time voltou a vencer e decidiu não fazer nenhuma mudança, deixando passar a trade deadline em branco.
Os Warriors, por outro lado, consideraram trocar o elenco inteiro, com exceção de Curry. Depois que Steve Kerr fez alguns ajustes e mandou Klay Thompson para o banco, no entanto, as coisas começaram a melhorar e, assim como os Lakers, também não se mexeram dentro do período de negociações.
O Golden State, inclusive, tem se mostrado bastante perigoso nessa reta final e vive um momento muito melhor que o Los Angeles. No confronto direto entre as equipes na última terça-feira (9), os Warriors levaram a melhor, mesmo jogando fora de casa, por 124 a 120. Foi essa derrota, inclusive, que tirou os Lakers da briga pela vaga direta aos playoffs.