Se alguém ainda tinha dúvidas, o Los Angeles Lakers deu mais uma vez mostras de que irá mesmo brigar pelo título da NBA nesta temporada 2022/2023. Liderado por Anthony Davis (17 pontos) e LeBron James (30), o time venceu o atual campeão Golden State Warriors por 122 a 101 na madrugada deste sábado (13), na Crypto Arena, venceu a série por 4 a 2 e avançou às finais da Conferência Oeste.
Os Lakers agora vão enfrentar o Denver Nuggets, que eliminou o Phoenix Suns por 4 a 1 e, naturalmente, chega mais descansado na disputa do título do Oeste. A primeira partida acontece na terça-feira, na Ball Arena, no Colorado. No lado Leste, o Miami Heat, que despachou o New York Knicks, já está na decisão e aguarda a definição do adversário: Philadelphia 76ers ou Boston Celtics — o sétimo e último jogo da série acontece neste domingo, no TD Garden.
A partida em LA foi praticamente impecável pelo lado dos Lakers, que não deixou a liderança uma posse sequer, e irreconhecível por parte dos Warriors. Não que os eventos deixassem de ser relacionados, mas LeBron e Davis (esse recuperado de uma pancada na cabeça no último jogo) fizeram o que deles era esperado; enquanto os Splah Brothers, Stephen Curry e Klay Thompson, ficaram limitados em cinco de 26 tentativas de bolas de três pontos.
Dub. pic.twitter.com/6tlhXqQAEu
— Los Angeles Lakers (@Lakers) May 13, 2023
Reconhecidamente perigosos, com arremessos letais de absolutamente qualquer lugar da quadra, os Warriros ensaiaram uma reação no primeiro quarto. Uma corrida de 16 a 4 assustou os torcedores na Crypto Arena, mas logo o quinteto titular voltou do banco de reservas e as coisas ficaram resolvidas para o lado roxo e dourado.
A jogada que resumiu a partida para os Lakers aconteceu no último lance antes da ida para os vestiários. Davis deu um toco extraordinário em Donte DiVincenzo, Reaves pegou a bola e partiu para a quadra de ataque já contra o relógio. Antes da linha divisória, o armador, uma estrela nestes playoffs, arremessou uma bola certeira de três pontos no estouro do cronômetro. A agressividade defensiva junto da explosão ofensiva era a tônica do duelo até o intervalo: 56 a 46.
RAAAANGE pic.twitter.com/5mmQESvEEB
— Los Angeles Lakers (@Lakers) May 13, 2023
Nem mesmo o terceiro quarto, que há tempos costuma a ser o mais produtivo da equipe de Steve Kerr, foi capaz de reverter o resultado. Foram os comandados de Darvin Ham que fizeram chover bolas de três pontos, sempre com os seus coadjuvantes de luxo: Reaves, D´Angelo Russell, Lonnie Walker contribuíram com cestas decisivas. Dennis Schoroder, que já havia cometido uma falta flagrante, por pouco não estragou a festa em um novo entrevero com Draymmond Green e expulsão da partida.
Com a eliminação batendo na porta, os Warriors passaram a fazer o que não são propriamente bons. Curry contra pivôs e Andrew Wiggins na armação de jogadas não fazem da equipe a mais perigosa do Oeste. E aí moravam só dois exemplos. Os Lakers então souberam aproveitar o desespero rival e garantir a classificação às finais de conferência. Os últimos três minutos foram já com os reservas em quadra, tamanha a facilidade da partida.
Com a vitória, os Lakers de certa forma se redimem do vexame de ficarem de fora dos Playoffs na temporada passada. A expectativa agora é pelo 33º título de conferência e, depois, quem sabe, pelo 18º da liga.
LEIA MAIS:
- Suns miram mudanças impactantes no elenco após nova pancada
- Retrospecto de Doc Rivers em Jogos 7 assusta torcedor dos 76ers