Quem hoje vê Austin Reaves brilhando com a camisa dos Los Angeles Lakers não imagina que a carreira do armador de 25 anos poderia ter sido completamente diferente caso ele não tivesse apostado alto no Draft de 2021. Um movimento errado ou mal calculado poderia ter tirado do jogador a possibilidade de vestir a camisa de uma das maiores franquias da NBA, ou até mesmo ter ficado sem assinar com nenhuma equipe naquela temporada.
Durante uma participação no podcast “All The Smoke”, o jogador revelou que durante a escolha do Draft de 2021 ele recusou ser escolhido por outras franquias na tentativa de encontrar um melhor lugar para se estabelecer na NBA. E a aposta deu certo.
VEJA TAMBÉM
+ Mercado NBA: Reaves revela que negociou com dois times e quase deixou os Lakers
++ NBA: caso de agressão na residência de Ja Morant termina em prisão
Naquele mesmo ano, o não draftado Austin Reaves assinou um contrato de mão dupla com os Lakers pouco menos de dois meses depois de quase ir parar no Detroit Piston, como a 42º escolha do Draft. Ele contou os detalhes dessa decisão.
— Tudo que eu precisava era de uma oportunidade e eu sabia disso. Eu sabia do que era capaz de fazer. Você conhece o conjunto de habilidades, o QI, coisas assim. Então, era apenas sobre minha agência me colocar em uma boa posição para ter tudo isso. Poderíamos ter sido convocados em 42º para Detroit, mas meio que recusamos isso para me colocar em Los Angeles para uma vaga melhor — disse Reaves.
Austin Reaves turned down being drafted so he could pick his best fit 🔥
Always bet on you yourself 💯
(via All The Smoke Podcast, @shobasketball) pic.twitter.com/XOSoD5wSma
— Bleacher Report (@BleacherReport) July 20, 2023
E a estratégia do armador era muito simples: analisar as franquias interessadas em assinar com ele, observar o elenco e escolher a equipe que melhor que ia garantir desenvolver suas características, onde teria melhor encaixe e minutos disponíveis durante a temporada. Com a recusa em ser draftado, ele optou em conversar com outras equipes. E foi o que fez Reaves, assinando com os Lakers.
– Então, basicamente, nós ranqueamos as equipes, o que era melhor para mim. E os Lakers eram, junto com Milwaukee, eu acho, mas eles estavam no ranking maior. Foi realmente tentando me colocar em uma posição para conseguir uma vaga no elenco. Sabíamos que havia um grande interesse por uma via dupla, então não precisávamos nos apressar. E é, basicamente, isso o que seria na posição 42 do Draft, um acordo de mão dupla. Portanto, não precisávamos pressionar e eu também não precisava ouvir meu nome ser chamado. Obviamente eu queria, mas era tudo sobre jogar o jogo a longo prazo — revelou o astro.
De não draftado a estrela dos Lakers: Austin Reaves assina contrato milionário
De 2021 para cá, passadas duas temporadas, Austin Reaves deixou de ser o não draftado para se tornar um dos principais nomes do elenco do Los Angeles Lakers. Depois de assinar um contrato de mão dupla com o time da Califórnia, o armador rapidamente se destacou na Summer League, no início da temporada 2021/22. E não demorou muito para Reaves garantir um espaço na rotação da equipe principal e em setembro assinou um contrato padrão da NBA.
Tão logo chegou ao time principal, Reaves mostrou o porquê merecia mais minutos nos Lakers. O auge da sua curta carreira, até então, foi o ótimo desempenho durante a pós-temporada de 2022/23, em especial no jogo 1 da primeira rodada dos playoffs, contra o Memphis Grizzlies. Naquele jogo – o seu primeiro de playoffs da sua carreira -, o armador marcou 14 dos 23 pontos dos Lakers no último período do jogo, vencido por 128 a 112.
E o desempenho do camisa 15 foi recompensado com um novo contrato milionário com os Lakers. A partir da próxima temporada Austin Reaves vai receber 56 milhões de dólares (R$ 269 milhões) por quatro temporadas no time da Califórnia.
July 6th, 2023: Austin Reaves re-signs with the Lakers.
What are you looking forward to seeing in Austin’s third season? pic.twitter.com/qYwXeqbOK7
— Los Angeles Lakers (@Lakers) July 12, 2023