Finais da NBA: Quem leva? Celtics e Mavericks iniciam disputa pelo título de 2024

Márcio Júnior | 05/06/2024 - 21:00

Chegou o tão espero momento. A partir desta quinta-feira (6), Boston Celtics e Dallas Mavericks vão se enfrentar nas Finais da NBA para definir de uma vez por todas qual o melhor time da temporada 2023-24 da NBA. O primeiro dos possíveis sete confrontos vai acontecer no TD Garden, em Boston, a partir das 21h. O Quinto Quarto te mostra como chegam as duas equipes para o duelo, escalações e desfalques, as datas dos possíveis sete jogos e onde assistir.

  • O Jogo 1 entre Celtics x Mavericks pelas Finais da NBA acontece na quinta-feira (06) às 21h (de Brasília), no TD Garden, em Boston;
  • O Boston Celtics terminou a temporada regular com a melhor campanha da Conferência Leste, com 64 vitórias;
  • O Dallas Mavericks foi o quinto colocado da Conferência Oeste, com 50 vitórias;
  • Para chegar às Finais da NBA, os Celtics eliminaram o Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Indiana Pacers;
  • Na campanha até às Finais da NBA, os Mavericks passaram por Los Angeles Clippers, OKC e Minnesota Timberwolves;
  • Se for campeão, os Celtics assumem a liderança de títulos da NBA com 18 conquistados;
  • Em caso de título dos Mavericks, será a primeira vez que um quinto colocado de Conferência vence a competição.

Finais da NBA 2024: Boston Celtics x Dallas Mavericks – Jogo 1

A temporada 2023-24 do Boston Celtics beirou a perfeição. Suas 64 vitórias e o topo da tabela da Conferência Leste credenciaram a franquia de Massachusetts como o time a ser batido na NBA.

E isso ficou ainda mais claro na pós-temporada. Nas três séries que disputou até chegar às Finais da NBA, os Celtics perderam apenas dois jogos e, de quebra, levou o título da Conferência Leste após uma varrida para cima do Indiana Pacers.

Com uma temporada tão tranquila e sólida de um time liderado pelo ala Jayson Tatum, que ainda conta com Jaylen Brown – eleito MVP das Finais do Leste – e Jrue Holliday, um defensor de elite, não era difícil de imaginar que a franquia chegaria às Finais da NBA, a segunda nas últimas três temporadas.

O Dallas Mavericks, por sua vez, não teve uma vida tão fácil quanto a dos rivais. Quinto colocado na Conferência Oeste, a franquia do Texas passou por momentos um tanto quanto complicados. Liderados por Luka Doncic e Kyrie Irving, o time só conseguiu depois da segunda metade da temporada.

E, diferente dos Celtics, não teve vida fácil nos Playoffs. Apesar de ter levado o título da Conferência Oeste com uma certa tranquilidade, os duelos contra Clippers e OKC, na Primeira Rodada e Semifinais, respectivamente, foram marcados por jogos duros e definidos sempre nos últimos instantes.

Como chegam Celtics e Mavericks para o Jogo 1 dos Finais da NBA de 2024?

Boston Celtics

Líder absoluto na Conferência Leste e rolo compressor dos Playoffs. Essas são as credenciais do Boston Celtics para as Finais da NBA de 2024. Com 64 vitórias em 82 jogos na temporada, a franquia de Massachusetts chega às Finais com um amplo favoritismo contra os rivais do Texas.

O Boston Celtics foi um dos times mais regulares e completos na temporada regular e liderou algumas das principais estatísticas coletivas (pontos por jogo, rebotes, diferença de pontos e tocos). Em 2024, chega a sua segunda final em três temporadas.

A última vez em que esteve na final, saiu derrotado para o Golden State Warriors por 4-2. Em 2024, quer afastar esse fantasma e voltar a conquistar um título, o 18º da sua história, e reassumir a liderança da NBA no quesito.

Principal destaque: Jayson Tatum

Em sua sétima temporada na liga, Jayson Tatum tem cada vez mais se firmado como um líder e a principal estrela de Boston. Desde a sua chegada na NBA, na temporada 2017-18, Tatum disputou os Playoffs em todos os anos.

Duas vezes campeão da Conferência Leste, e MVP das Finais da Conferência em 2022, Tatum agora quer alçar voos mais altos e, agora, apenas o anel de campeão da NBA lhe interessa. Na atual temporada, o jogador liderou os Celtics em pontos por jogo, rebotes e assistências, sendo um verdadeiro líder em quadra.

Dallas Mavericks

O começo de temporada do Dallas Mavericks não foi dos melhores. Oscilações, muitas derrotas e um sentimento de frustração. 2024 parecia mais um daqueles anos que o time ia decepcionar os seus torcedores. Mas, depois de ficar de fora dos Playoffs em 2023, chegou a vez de dar uma resposta.

E ela veio com maestria. Após a pausa para o All-Star, o time ganhou reforços e voltou para a disputa. E apesar de ter terminado a temporada regular na quinta colocação, em alguns momentos chegou a brigar pelo topo da tabela. Nos Playoffs, eliminou, com muita garra, o líder OKC em apenas 6 jogos. E contra o terceiro colocado Timberwolves, por pouco não aplicou uma varrida.

Agora, nas Finais da NBA, o Dallas Mavaricks quer entrar para a história como o primeiro time a terminar a quinta colocação a vencer um título da NBA – que seria o seu segundo na história.

Principal destaque: Luka Doncic

Cestinha da temporada com 33.9 pontos de média, e segundo colocado no número de assistências com médias de 9.8 por jogo, Luka Doncic não só é a estrela do Dallas Mavericks como também o principal fator para o retorno do time às Finais da NBA depois de mais de uma década.

Nos Playoffs, o esloveno repetiu os bons números da temporada regular e, novamente, liderou a sua equipe numa corrida espetacular contra o líder Oklahoma City Thunder e o terceiro colocado, Minnesota Timberwolves. Seus 28.8 pontos de média nos Playoffs são um dos grandes motivos dos Mavericks chegarem com tanta autoridade em busca do seu segundo título da NBA.

Finais da NBA Celtics x Mavericks – Jogo 1: onde assistir ao vivo?

  • Data: quinta-feira, 06 de junho de 2024;
  • Horário: 21h (horário de Brasília);
  • Local: TD Garden, em Boston;
  • Onde assistir: Band (TV aberta), ESPN (TV fechada), Star+ (streaming), NBA League Pass, Betano e Bet365

Agenda da série entre Boston Celtics e Dallas Mavericks nas Finais da NBA de 2024:

  • Jogo 1: Boston Celtics x Dallas Mavericks – 06/06, quinta-feira, às 21h
  • Jogo 2: Boston Celtics x Dallas Mavericks – 09/06, domingo, às 21h
  • Jogo 3: Dallas Mavericks x Boston Celtics – 12/06, quarta-feira, às 21h30
  • Jogo 4: Dallas Mavericks x Boston Celtics – 14/06, sexta-feira, às 21h30
  • Jogo 5: Boston Celtics x Dallas Mavericks (se necessário) – 17/06, segunda-feira, 21h30
  • Jogo 6: Dallas Mavericks x Boston Celtics (se necessário) – 20/06, quinta-feira, 21h30
  • Jogo 7: Boston Celtics x Dallas Mavericks (se necessário) – 23/06, domingo, 21h
Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.