Sacramento Kings e Golden State Warriors voltarão a se encontrar na noite desta quarta-feira (1º), em jogo válido pela temporada regular da NBA. Este já será o segundo duelo entre as equipes em 2023-24.
Desde os playoffs da temporada passada, Kings x Warriors virou um dos confrontos mais interessantes da liga. As duas equipes disputaram a primeira rodada da Conferência Oeste em duelos que se tornaram muito mais dramáticos do que o esperado.
De um lado, estava um Golden State Warriors carregando o peso de ser o atual campeão, mas que quase não conseguiu uma classificação direta depois de uma temporada regular com péssima campanha fora de casa.
Do outro lado, estava um Sacramento Kings em êxtase pela volta aos playoffs depois de 16 anos graças à terceira colocação na tabela do Oeste, com Domantas Sabonis e De’Aaron Fox como novos ídolos da torcida e uma nova tradição: acender o laser roxo a cada vitória em casa.
A vitória do time de São Francisco parecia previsível, mas não foi tão fácil quanto o esperado. O time de Stephen Curry largou em uma desvantagem de 2 a 0, perdendo os dois jogos no Golden 1 Center, que se tornou um dos piores ginásios para os adversários devido ao barulho da torcida —ainda mais depois de uma campanha tão ruim fora de casa na temporada regular.
Além do fato de as duas franquias serem da Califórnia, a rivalidade também foi acirrada pela briga entre Sabonis e Draymond Green, que deu um pisão no peito do pivô durante o Jogo 2. Por causa disso, o defensor foi suspenso do Jogo 3, que aconteceu no Chase Center. Ainda assim, o Golden State conseguiu a primeira vitória na série, empatando-a no Jogo 4.
O Jogo 5 entre Kings x Warriors voltou para Sacramento, com os visitantes conseguindo virar a série. Pronto para conseguir a classificação em casa no Jogo 6, o time comandado por Steve Kerr foi frustrado pela terceira vitória dos Kings, que conseguiram forçar um Jogo 7 com os atuais campeões depois de 16 anos sem aparecer nos playoffs.
Apesar do Golden 1 lotado e do psicológico abalado pela situação incomum, os Warriors conseguiram vencer o Jogo 7 fora de casa e cravaram a classificação. Já os Kings, mesmo com a derrota, ficaram com a sensação de “dever cumprido”.
As duas equipes voltaram a se encontrar na pré-temporada 2023-24, com dois confrontos vencidos pela franquia de São Francisco, mas bastante disputados, assim como foram os playoffs. No primeiro Kings x Warriors válido pela temporada regular, em 27 de outubro, o Golden State saiu vitorioso mais uma vez, pelo placar de 122 a 114.
No reencontro desta noite, que acontece a partir das 23h (de Brasília), o Sacramento vai ao Chase Center em busca da primeira vitória desde o Jogo 6 dos playoffs da temporada passada.
Kings x Warriors: Parceiros e rivais
Apesar do fortalecimento de uma possível rivalidade californiana na NBA, fora das quadras o clima é bastante amistoso entre os jogadores —exceto por Draymond e Sabonis.
Logo após o fim da série nos playoffs, Fox e Curry fizeram questão de demonstrar publicamente o respeito mútuo entre eles com um abraço ainda dentro da quadra.
Durante a offseason, a parceria entre os armadores ficou ainda mais forte: Fox assinou com a Curry Brand, marca de tênis de Stephen Curry, e virou o novo rosto das campanhas publicitárias ao lado do tetracampeão da NBA, além de ser o primeiro jogador da liga a assinar com a marca.
No último jogo entre Kings x Warriors, inclusive, os dois jogadores estavam usando o mesmo modelo de calçado: o Curry 11 Domaine.