O lendário ex-jogador do Los Angeles Lakers e da NBA, Kareem Abdul-Jabbar, precisou ser hospitalizado às pressas na madrugada deste sábado (16) após sofrer um acidente. Segundo informações do portal TMZ Sports, Kareen de 76 anos fraturou o quadril após uma queda durante um show em Los Angeles.
Ainda segundo o portal TMZ, os paramédicos foram acionados com urgência e responderam rapidamente aos chamados, levando o ex-jogador para um hospital para receber tratamento. Sua condição de saúde, no entanto, não foi divulgada.
Deborah Morales, representante do jogador, confirmou que Kareem, de fato, estava presente no show na noite de sexta-feira, mas não soube informar o motivo. Após o atendimento, Kareem agradeceu o atendimento dos bombeiros e disse que estava “profundamente grato” com todo apoio.
Kareem foi transferido para o Hospital de UCLA, onde está recebendo todo cuidado médico.
LEIA MAIS
+ Wemby esnoba LeBron e diz que duelo não teve ‘nada de especial’
++ Kobe Bryant ajuda Dodgers assinar com estrela japonesa
Kareem Abdul-Jabbar enfrentou o câncer e leucemia nos últimos anos
Aos 76 anos, Kareem se acostumou a enfrentar grandes batalhas dentro da quadras da NBA, mas também fora delas. Em 2020, o seis vezes MVP da NBA revelou em artigo escrito para uma revista eletrônica americana webMD que teve câncer de próstata. O artigo, chamado de “Black lives matter” (vidas negras importam), alertava sobre os riscos à saúde enfrentados pelos negros.
— Minha vida está em risco. Não só porque tenho 73 anos com as dores irritantes usuais e que acompanham a idade, mas porque sou alto e sou negro. Com 2,19m, estou estatisticamente mais propenso a coágulos de sangue, problemas na parte inferior das costas e no quadril, maior risco de câncer, especialmente câncer de próstata, fibrilação atrial (um distúrbio do ritmo cardíaco) e uma vida mais curta em geral. Ser negro significa que tenho mais probabilidade de sofrer de diabetes, problemas cardíacos, obesidade, câncer e uma vida mais curta em geral. Sim, pessoas altas e negras têm expectativa de vida mais curta. Até agora, de acordo com esses riscos estatísticos, tive câncer de próstata, leucemia e cirurgia de ponte de safena —
disse Kareem, em 2020, em um artigo publicado na revista eletrônica webMD.
Além do câncer de próstata, o lendário jogador ainda enfrentou uma leucemia mileoide, em 2008.