NBA: Wemby esnoba LeBron e diz que duelo não teve ‘nada de especial’

Márcio Júnior | 16/12/2023 - 13:04

Depois de 18 derrotas seguidas, o San Antonio Spurs voltou a vencer na NBA ao derrotar o Los Angeles Lakers por 129 a 115, no AT&T Center, em San Antonio. Mas, a noite da última sexta-feira (15), reservou um dos momentos mais esperados da temporada 2023-24 da NBA: o primeiro encontro entre LeBron James e Victor Wembanyama, dois jogadores de gerações distintas que geram muita expectativa em sua temporada de estreia na NBA.

E no primeiro duelo entre as estrelas dos Lakers e Spurs, quem levou a melhor foi o francês. Embora os números do jovem pivô de 19 anos não tenham sido superiores em comparação aos do “vovô” LeBron, de 38 anos – próximo de completar 39, no dia 30 de dezembro -, o que importa mesmo é vitória que colocou um ponto final a uma amarga sequência de 18 derrotas dos donos da casa. A última vitória dos Spurs na temporada fazia mais de um mês, contra os Suns, no dia 2 de novembro.

Mas, ao que parece, toda essa expectativa de colocar frente a frente dois nomes que, em suas respectivas temporadas de novato, despertaram muito interesse não foi tão empolgante assim, pelo menos para o pivô dos Spurs. Depois da vitória, o francês falou sobre o primeiro encontro com LeBron.

— Achei que sentiria algo especial, mas sinceramente, em quadra eu só estava tentando vencer, defender, fazer a coisa certa. Então não, nada de especial sobre isso —

disse Victor Wembanyama, após primeiro duelo contra LeBron James.

Em quadra, embora tenha saído com o resultado positivo, o desempenho individual do Wemby ficou a quem daquilo que a torcida dos Spurs espera do gigante francês na parte ofensiva. Em 13 tentativas de arremesso, o pivô acertou apenas 5, com 13 pontos e um aproveitamento de 38%. Na defensa, porém, seus 2,24 metros lhe garantiram 15 rebotes, sendo 12 deles defensivos. Já LeBron teve um desempenho um pouco melhor do que o jovem, somando 23 pontos e 14 assistências, além de sete rebotes com um aproveitamento de 41% nos arremessos de quadra.

Sem ressentimentos: LeBron destaca qualidade de Wembanyama

Nem mesmo a derrota e as palavras de Victor Wembanyama fizeram LeBron mudar de opinião em relação à jovem promessa do San Antonio Spurs. Na temporada passada, quando Wemby ainda era apenas uma promessa nas quadras francesas, LeBron foi questionado sobre o que pensava do pivô, e chegou a chamá-lo de “allien”.

— Todo mundo tem sido considerado um unicórnio nos últimos anos, mas ele é mais tipo um alien. Ninguém nunca viu ninguém alto como ele jogar de maneira tão fluída e graciosa. É certamente um talento geracional —

Disse LeBron, em outubro de 2022.

Após o duelo desta sexta, a estrela dos Lakers voltou a elogiar Wembanyama.

— Nada mudou no que eu disse sobre ele no passado. Ele é um jogador especial, eu já sabia de sua qualidade enorme, San Antonio tem grande sorte —

comentou LeBron, após a derrota para os Spurs.

Em um dos lances mais comentados durante a partida, LeBron encarou os 2,40 de envergadura de de Wembayana e acertou um arremesso na cara do francês. Questionado sobre o lance, o camisa 23 da franquia de LA revelou a estratégia para não se abalar com a marcação do gigante dos Spurs.

— Tentei fazer com que ele abaixasse as mãos, porque sei o quão grande ele é… sei que ele é capaz de bloquear chutes mesmo fora do garrafão, que ele se sente confortável ali. Então, o plano foi criar um pouco mais de espaço, arremessar um pouco mais alto e acabou dando certo —

revelou LeBron, após lance contra Wembanyama.
Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.