Jokic busca superar Carmelo, Iverson e outras lendas com feito inédito

Pedro Rubens Santos | 07/06/2023 - 13:00

Nikola Jokic é a grande esperança do Denver Nuggets na disputa das Finais da NBA diante do Miami Heat. A franquia, que nunca conquistou um título, tenta alcançar a glória e levantar o troféu Larry O’Brien pela primeira vez em sua história.

Para realizar o sonho dos torcedores, o pivô sérvio sabe que precisa mostrar seu melhor basquete e conduzir a equipe, especialmente nos próximos confrontos — os jogos 3 e 4 serão disputados fora de casa, em Miami. Atualmente, a série está empatada em 1 a 1. O Jogo 3 entre Miami Heat e Denver Nuggets acontece nesta quarta-feira (7), às 21h30, no Kaseya Center, na Flórida.

O Joker já está fadado a marcar seu nome na galeria das lendas do Denver Nuggets, mas, em caso de título, terá um lugar especial entre todos os astros que já passaram pela franquia.

LEIA MAIS

+ ‘Colapso’: técnico detona Nuggets após derrota para Heat no Jogo 2

++ Tyler Herro pode ter volta ao Heat adiada por motivo inusitado

+++ Romance inusitado: Taylor Swift é flagrada com estrela dos Lakers

Nomes como Dikembe Mutombo, Carmelo Anthony e Allen Iverson falharam na missão de tentar levar o time à conquista da temporada da NBA. Agora, pela primeira vez nas finais, Jokic tem a chance de marcar época e acabar com o tabu histórico.

Jokic pode superar lendas dos Nuggets

Ao longo de sua história, o Denver Nuggets contou com astros em seus elencos. E, apesar de ter chegado algumas vezes à final de conferência, jamais conseguiu conquistar um título.

Nikola Jokic está mais perto disso do que qualquer outra grande estrela da franquia já esteve. Esta temporada marca a primeira vez que a equipe se classifica para as NBA Finals.

Relembre a seguir lendas da NBA que não conseguiram conquistar um título pelo Denver Nuggets:

Dikembe Mutombo

Dikembe Mutombo Denver Nuggets, NBA. Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets
Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets

Um dos melhores jogadores defensivos da história da NBA, Mutombo começou sua carreira no Denver Nuggets, em 1991. A franquia o selecionou com a quarta escolha geral no draft daquele ano e desfrutou de seus talentos ao longo de cinco temporadas.

Antes de sua despedida do Colorado, em 1996, o pivô de 2,18 m marcou época especialmente por sua contribuição em duas estatísticas importantes — na equipe, ele nunca teve um ano em que não tenha tido ao menos três tocos e 11 rebotes de média por jogo.

Com a camisa do Denver Nuggets, Dikembe Mutombo foi eleito para o All-Star da NBA três vezes.

Carmelo Anthony

Carmelo Anthony, Denver Nuggets, NBA. Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets
Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets

Indiscutivelmente um dos maiores nomes que já passaram por Denver, Carmelo Anthony defendeu os Nuggets por sete temporadas. Em 564 jogos, teve médias de 24,8 pontos e 6,3 rebotes por partida.

Em todos os seus sete anos na franquia, Carmelo liderou o time aos playoffs. A melhor campanha veio em 2008-09, quando atingiram as finais de conferência e acabaram derrotados pelo Los Angeles Lakers por 4 a 2 na série.

Foram três seleções para o All-Star Game da NBA enquanto jogou pelos Nuggets.

Allen Iverson

Allen Iverson, Denver Nuggets, NBA. Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets
Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets

Iverson não chegou a ter duas temporadas completas em Denver, mas acumulou bons números em sua passagem pela franquia, entre 2006 e 2008. Em 135 aparições, foram 25,6 pontos e 7,1 assistências de médias por jogo.

‘The Answer’ disputou os playoffs de 2007 e 2008 pelos Nuggets, mas as campanhas fracassaram na primeira rodada. Ainda assim, o armador deixou sua marca nos livros da franquia antes de seguir para o Detroit Pistons.

Durante seu período em Denver, somou duas seleções para o All-Star Game.

Chauncey Billups

Chauncey Billups, Denver Nuggets, NBA. Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets
Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets

Nascido em Denver, Billups teve duas passagens pelo time de sua cidade natal, entre 1999 e 2000 e, depois, de 2008 a 2011.

A primeira jornada com a equipe, ainda no início de carreira, totalizou 58 jogos, nos quais seus números foram modestos: 12,7 pontos e 3,7 assistências por partida. A melhora foi vista na segunda passagem, quando acumulou 18,1 pontos e 5,8 assistências a cada vez que pisou em quadra.

Como jogador dos Nuggets, Billups conquistou duas seleções para o All-Star Game.

Alex English

Alex English, Denver Nuggets, NBA. Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets
Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets

Possivelmente o maior jogador da história do Denver Nuggets, Alex English teve sua camisa aposentada pela franquia. O eterno número 2 defendeu a equipe durante uma década, entre 1980 e 1990.

Sua trajetória no Colorado foi brilhante, com nove idas consecutivas aos playoffs, incluindo quatro chegadas às semifinais e uma à final de conferência. Mesmo com uma longa passagem, ainda conseguiu uma alta média de 25,9 pontos e 5,6 rebotes por partida, em um total de 837 jogos.

English foi oito vezes um representante dos Nuggets no All-Star da NBA.

Nenê

Nenê Hilário, Denver Nuggets, NBA. Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets
Foto: Reprodução/Twitter/@nuggets

O pivô brasileiro apareceu 555 vezes em quadra com o uniforme dos Nuggets ao longo de 10 temporadas e fez história na franquia do Colorado.

Durante sua passagem por Denver, acumulou 12,4 pontos e sete rebotes por jogo e fez parte de oito campanhas de playoffs, tendo chegado uma vez às finais do Oeste.

Depois de ser selecionado na primeira rodada do draft pelo New York Knicks, Nenê foi trocado com os Nuggets e, em 2003, acabou eleito para o All-Rookie First Team da NBA.

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.