Jogador americano da NBA estará na Copa do Mundo pela China; entenda

Pedro Rubens Santos | 24/07/2023 - 15:00

Enquanto diversos nomes da NBA estarão juntos para representar os Estados Unidos na Copa do Mundo de basquete, a partir de agosto, um jogador do Minnesota Timberwolves surpreendeu ao adotar a cidadania chinesa e defenderá a seleção asiática no torneio mundial.

Kyle Anderson, ala dos Wolves, nasceu em Nova York, mas tem descendência chinesa, já que seu bisavô era do país oriental. A confirmação da cidadania foi anunciada nesta segunda–feira (24/7), e o perfil oficial do Mundial da Fiba já informou que o atleta estará no elenco da China para a disputa do torneio.

Não está claro se Anderson renunciou à sua nacionalidade original, apesar de isso ser provável. As leis chinesas são bastante estritas em relação à dupla nacionalidade, e jogadores brasileiros de futebol, tais como Ricardo Goulart, Elkeson e Aloísio, tiveram que renunciar à nacionalidade brasileira para se naturalizarem após experiência no futebol do país asiático.

— Estou muito feliz em anunciar que estarei representando a China na Copa do Mundo — anunciou o jogador dos Timberwolves. — Muito honrado e orgulhoso de vestir a camisa da seleção chinesa.

LEIA MAIS

+ Jogador da NBA recusou convocação dos EUA para Copa do Mundo

+ Kyle Anderson levou soco de companheiro, que foi expulso pelo time

A Fiba autoriza que as seleções tenham um jogador naturalizado nos elencos para suas competições. Dessa forma, será possível ver Li Kaier — o nome chinês de Anderson — nas quadras de Filipinas, Japão e Indonésia, sedes da Copa.

— Anderson obteve nacionalidade chinesa nesta manhã e se encontrou com o presidente da Associação de Basquete Chinesa, Yao Ming — informou a organização, em uma rede social, segundo a ESPN.

China na Copa do Mundo de Basquete

A China está no Grupo B da Copa do Mundo, junto com Sudão do Sul, Sérvia e Porto Rico. A estreia da equipe será contra os sérvios, no dia 26 de agosto, em Manila.

A seleção asiática recebeu duas boas notícias nos últimos dias. A primeira foi a confirmação da ausência de Nikola Jokic, astro do Denver Nuggets e campeão da NBA na temporada passada, o que certamente deixará o grupo menos difícil para os chineses.

Em seguida, foi acertada a participação de Kyle Anderson, do Minnesota Timberwolves, no Mundial com o time chinês. O ala reforçará o elenco para a disputa do campeonato a partir de agosto.

Kyle Anderson, ala do Minnesota Timberwolves, comemora com o armador Anthony Edwards.
Na Copa do Mundo, Kyle Anderson reencontrará Anthony Edwards, colega de Wolves que defenderá a seleção dos Estados Unidos. (Foto: Icon Sport)

Anderson começou a carreira na NBA com o San Antonio Spurs, onde passou quatro anos, e depois seguiu para o Memphis Grizzlies. Lá, passou mais quatro temporadas, antes de se transferir para os Timberwolves.

Na temporada 2022-23, o ala fez 69 jogos, sendo 46 como titular, e teve médias de 9,4 pontos, 5,3 rebotes e 4,9 assistências por partida, com 50,9% de aproveitamentos nos arremessos de quadra e 41% nas bolas de três.