NBA

O senegalês Tacko Fall é o jogador mais alto da NBA na atualidade

o jogador mais alto da NBA na atualidade Tacko Fall
Tacko Fall, Boston Celtics - (Facebook/bostonceltics)

O mundo visto de cima. É assim que a maioria dos jogadores da NBA enxergam lá do alto. Mas mesmo entre os mais altos, existem os gigantes. Por exemplo, o senegalês Tacko Fall, do Boston Celtics, tem 2,26 m e é o jogador mais alto da NBA na atualidade e impressiona mesmo no meio de tanta gente alta.

Contudo, Tacko Fall ficaria pequeno perto do romeno Gheorghe Muresan e do sudanês Manute Bol, que tinham 2,31 m e têm o recorde de altura em toda a história da NBA.

Para se ter uma ideia, LeBron James 2,06 m, Kevin Durant 2,08 m, Kawhi Leonard 2,01 m e Stephen Curry 1,90 m.

Tá bom, você quer saber a altura de mais alguns astros: Giannis Antetokounmpo tem 2,11 m, Anthony Davis 2,08 m, James Harden 1,96 m, Nikola Jokić 2,13 m, Bam Adebayo 2,06 m e Luka Doncic 2.01 m.

Só que a liga nunca se importou em medir seus jogadores. Por anos e ano, os jogadores inflaram ou diminuíram seus dados. Kevin Garnett não queria que o colocassem de pivô e diminuiu sua altura, J. J Barea deu uma aumentadinha de leve.

Só que em setembro de 2019, a NBA resolveu cobrar as franquias para que todos os jogadores tivessem sua altura medida antes da temporada começar. E sem tênis, claro. Só que no próprio site da liga há jogadores que estão com uma altura na biografia e com outra na matéria que fala sobre as alturas dos jogadores.

Fato é que a altura no basquete segue despertando curiosidades, então vamos voltar para Tacko Fall, o maior da NBA na atualidade.

+Los Angeles Lakers é campeão depois de 10 anos com LeBron tendo mais mérito que todo mundo

Tackão é o jogador mais alto da NBA disparado

“Eu sou apenas uma criança do Senegal, eu mal comecei a jogar basquete há seis anos atrás”, disse Tacko Fall à BBC, antes de assinar com os Celtics em 2019. Ou seja, o jogador de 24 anos está longe de ser um jogador de basquete com habilidade e noção de jogo. Mas é muito alto, o mais alto da NBA.

Tacko Fall, do Boston Celtics, tem 2,26 m, mas apenas sete jogos na NBA pela franquia de Massachusetts, todas na temporada regular de 2019/2020. O senegalês é muito pouco utilizado, com apenas sete jogos na liga.

Para se ter uma ideia, ele entrou nos playoffs deste ano só por causa de sua altura, para atrapalhar a cobrança de um lateral diante dos Raptors. Tacko não conseguiu atrapalhar a cobrança e o lance já ficou imortalizado na história dos playoffs da NBA.

Enfim, Tacko Fall é muito alto e por isso está na NBA. Resta ver como e se ele vai desenvolver seu jogo. Os Celtics mesmo podem nem renovar com o mais alto jogador liga na atualidade. E na história da liga, Tacko Fall é apenas o nono mais alto. A NBA, realmente, é uma liga de gigantes.

Gigantes históricos

O romeno Gheorghe Mureșan e o sudanês Manut Bol detêm o recorde de jogadores mais altos a atuar na NBA. Com 2,31 m, Gheorghe foi a escolha de número 30 da segunda rodada do Draft de 1993 e jogou na liga até 2000, com passagens pelo Washington Bullets e New Jersey Nets.

Em 1996, o romeno ganhou o prêmio de jogador que mais evoluiu na liga, quando teve média de 14.5 pontos, 9.6 rebotes e 2.26 tocos por partida.

O sudanês Manute Bol, também com 2,31 m, foi a escolha de número 31 na segunda rodada do Draft de 1985 e jogou até 1995. Ele passou pelo Washington Bullets, Golden State Warriors, Philadelphia 76ers e Miami Heat. Bol liderou a NBA em tocos nos anos de 1986 e 1989.

Curioso é que os dois gigantes jogaram juntos no Washington Bullets e Bol, que já estava no fim da carreira, serviu de veterano de Mureșan.

Na história da NBA ainda tivemos três jogadores com 2,29 m de altura. Dentre eles, o chinês Yao Ming foi o que teve mais destaque. Yao é o jogador mais alto da NBA a participar de um jogo de All-Star e também é o mais alto jogador a integrar o Hall da Fama.

O alemão Shawn Bradley e o montenegrino Slavko Vranes também tinham 2,29 m e não alcançaram nenhum grande feito na NBA.

Chuck Nevitt, com 2,26 m, é o primeiro americano na lista dos jogadores mais altos da NBA. Dentre os gigantes, ele é o único que foi campeão da liga, quando jogou com o Los Angeles Lakers e levou o troféu em 1985.

Em atividade

Na temporada 2019/2020, a NBA listou 15 jogadores acima ou com 2,13 m. Como já vimos, Tacko Fall (2,26 m) é o jogador mais alto da NBA na atualidade. Logo depois, o letão Kristaps Porzingis e o sérvio Boban Marjanovic, ambos do Dallas Mavericks, aparecem na segunda posição, com 2,21 m. Também dos Mavericks, o tunisiano Salah Mejri tem 2,18 m.

Os outros 11 jogadores deram exatamente 2,13 m e são os seguintes:

Ivica Zubac – Clippers
Mitchell Robinson – Knicks
Meyers Leonard – Heat
Alex Len – Hawks
Luke Kornet – Bulls
Rudy Gobert – Jazz
Marc Gasol – Raptors
Tyson Chandler – Rockets
Dragan Bender – Bucks
Mo Bamba – Magic

Comments
To Top