Joel Embiid precisará passar por um procedimento cirúrgico ao longo desta semana por causa da ruptura no menisco de seu joelho esquerdo. O pivô desfalcará o Philadelphia 76ers por tempo indeterminado.
De acordo com informações de Adrian Wojnarowski, jornalista da ESPN, o camaronês precisará de um longo período de recuperação após a operação, podendo não voltar mais às quadras na temporada 2023-24.
Embiid se machucou durante o jogo contra o Golden State Warriors na última terça-feira (30), em uma marcação de Jonathan Kimunga, que caiu em cima do joelho dele. Após exames, a franquia ainda estava estudando a possibilidade de não precisar de uma cirurgia, mas essa é a melhor opção.
O pivô já não estava 100% bem fisicamente quando o jogo começou, chegando a tropeçar diversas vezes, além de ter uma atuação muito abaixo do que vinha fazendo quando estava saudável.
Embiid dá adeus ao prêmio de MVP
Por causa do alto número de jogos em desfalque, Embiid não poderá mais concorrer ao prêmio de MVP da atual temporada da NBA, ainda que tenha liderado a corrida até agora.
O camaronês vinha fazendo uma temporada histórica pelos Sixers, chegando a 22 partidas seguidas acima dos 30 pontos e alcançando sua maior pontuação individual ao marcar 70 em cima do San Antonio Spurs poucos dias antes de se machucar.
Joel é o dono da quinta maior sequência da história da NBA de partidas acima de 30 pontos, atrás apenas de Wilt Chamberlain (três vezes) e James Harden.
Mas os números não contarão nem para a corrida de MVP, nem para a seleção de All-Teams da NBA, porque a partir deste ano, os jogadores precisam ter 65 jogos mínimos para serem considerados.
Embiid havia sido escolhido para o time titular da Conferência Leste para o All-Star Game, que acontecerá dia 18 de fevereiro, mas terá que ser substituído. A liga ainda não definiu um nome.