Harden nos Clippers: novo favorito na NBA? Como jogaria o time de LA

Pedro Rubens Santos | 22/07/2023 - 16:08

James Harden quer jogar nos Clippers. O jogador dos Sixers pediu para ser trocado pela terceira vez, assim como fez em Houston e Brooklyn, e quer uma mudança de ares na NBA. Mas será que o astro cabe no time de Los Angeles?

A eventual chegada do Barba aumentaria o nível de um já estrelado elenco, que conta com Russell Westbrook, Kawhi Leonard e Paul George. Ao menos no papel, essa equipe automaticamente seria colocada na conversa entre as favoritas ao título da próxima temporada.

LEIA MAIS

+ Mercado NBA: Harden posta mensagem enigmática em meio a novela com 76ers

+ Comentarista da ESPN detona James Harden: ‘Nunca vai ganhar nada’

Os Clippers vêm sofrendo nos últimos anos e sabem que têm pouco tempo para vencer uma final antes do encerramento da passagem de seus astros pela franquia. Quando adquiriu Kawhi e PG13, em 2019, o time deixou claro que o objetivo era conquistar uma taça logo.

Quatro temporadas se passaram, e nada de títulos ou finais. As constantes decepções nos playoffs aumentaram o senso de urgência da franquia para ir atrás do inédito troféu. E esse é um fator importante na possível chegada de Harden a Los Angeles.

Como James Harden jogaria nos Clippers?

O cenário mais provável para o quinteto titular do Los Angeles Clippers é que Harden assuma a posição de ala-armador, algo que ele já fez antes, especialmente em Oklahoma e Houston. Mas isso causaria uma reformulação na escalação do técnico Ty Lue.

Paul George seria movido para a posição 3, como ala, levando Kawhi Leonard a assumir o papel de ala-pivô, na 4. Com isso, os Clippers teriam todos os seus nomes de mais impacto em quadra, sem precisar colocar, por exemplo, Russell Westbrook no banco.

Adquirido no meio da última temporada, Russ chegou para tomar conta da vaga de armador, e a expectativa é que a formação siga dessa forma para 2022-23. É improvável que o veterano ex-Lakers seja retirado do quinteto inicial com a eventual vinda de Harden.

NBA: Clippers preparam bomba no mercado e indicam fim da dupla Kawhi e PG13
A dupla Kawhi Leonard e Paul George está de acordo com a possível chegada de James Harden aos Clippers. (Foto: Icon sport)

Portanto, o time titular dos Clippers seria escalado da seguinte maneira:

Armador: Russell Westbrook

Ala-armador: James Harden

Ala: Paul George

Ala-pivô: Kawhi Leonard

Pivô: Ivica Zubac

Pontos positivos de Harden nos Clippers

Além do óbvio acréscimo de talento ao elenco, a contratação de James Harden traria aos Clippers mais um grande arremessador de 3 pontos. Na última temporada regular, o Barba teve 38,5% de aproveitamento nesse quesito, a melhor marca desde que virou titular na NBA, em 2012.

Embora não seja o defensor mais vangloriado, Harden tem experiência para contribuir na função e não precisará assumir uma responsabilidade tão grande, já que o grupo conta com os talentos de Kawhi Leonard, duas vezes eleito melhor defensor da NBA, e Paul George, quatro vezes selecionado para os times All-Defensive.

Até mesmo Westbrook se destacou nos playoffs da última temporada com uma boa performance defensiva. Na ausência dos lesionados Kawhi e PG13, o armador assumiu a bronca e conseguiu ser decisivo na reta final do Jogo 1 contra o Phoenix Suns, anulando o astro rival Devin Booker.

Com a eventual aquisição do Barba, Kawhi Leonard possivelmente seria “sacrificado” para jogar como ala-pivô. Apesar de não ser sua posição de preferência, o astro poderia se aproveitar da proximidade à cesta, onde sempre mostrou qualidade nos rebotes, e assumir ainda mais responsabilidades defensivas. Como já citado, esse é um setor no qual o veterano brilha.

Outra opção seria colocar Paul George como 4, aproveitando sua experiência prévia nessa função. De toda forma, essa formação colocaria um dos dois astros em um cenário favorável contra muitos defensores na posição 3.

Pontos negativos de Harden nos Clippers

O primeiro aspecto que logo chama a atenção no interesse dos Clippers pela contratação de James Harden é a alta média de idade da equipe. Russell Westbrook (34), Kawhi Leonard (32) e Paul George (33) já são um trio de veteranos, todos com mais de 30 anos.

Harden terá 34 anos no início da próxima temporada. Com Ivica Zubac (26) puxando a conta para baixo, a média deste quinteto seria de 31,8 anos. Embora isso acrescente experiência, também pode pesar no aspecto físico — Kawhi e Paul George já são propensos a lesões e, inclusive, ficaram de fora dos jogos finais da equipe na temporada passada, nos playoffs contra o Phoenix Suns.

Além disso, as mudanças na escalação poderiam gerar um ambiente desconfortável para aqueles que precisem assumir uma nova função. No entanto, o The Athletic já reportou que tanto Kawhi como PG13 são a favor da chegada de Harden.

James Harden, do Philadelphia 76ers. Foto: Icon sport
James Harden quer deixar os Sixers e jogar pelos Clippers na próxima temporada. (Foto: Icon sport)