Na última segunda-feira (3/7), James Harden compareceu a uma festa para celebrar o Dia da Independência dos Estados Unidos e encontrou Josh Harris, dono do Philadelphia 76ers; os dois foram vistos conversando sozinhos.
A reunião entre o jogador e o dono da franquia acendeu as esperanças de que o Barba possa, de alguma forma, voltar a atuar pelos Sixers na próxima temporada da NBA —internamente, o time ainda acredita que é possível.
James Harden chatting with Sixers owner Josh Harris at Michael Rubin’s 4th of July party 👀
(via @aidanlaporta69) pic.twitter.com/untS8R5cWH
— ClutchPoints (@ClutchPoints) July 4, 2023
Após solicitar a troca, algumas das equipes que demonstraram interesse em Harden foram o Phoenix Suns e o Los Angeles Clippers, mas ainda não há nenhum acordo perto de ser fechado.
A previsão é de que a novela sobre essa troca se estenda até o fim de setembro e seja concluída às vésperas do início da temporada de 2023-24, em 18 de outubro.
Também existe a possibilidade de a troca não ser finalizada antes do começo da temporada. Neste caso, segundo o The Athletic, Harden não entraria em quadra pelo Philadelphia 76ers.
Harden x 76ers
Segundo a imprensa norte-americana, Harden ficou magoado com Daryl Morey, gerente de operações dos Sixers, por não ter conseguido sequer uma conversa sobre a free agency depois de uma temporada de ressurgimento.
A escolha de Harden em sair do time aconteceu depois de sinais claros de que o Philadelphia não ofereceria um contrato de valor e tempo esperados pelo jogador e sua equipe.
O Barba foi líder em assistências por jogo da temporada e, ao lado de Joel Embiid, levou os Sixers às semifinais da Conferência Leste contra o Boston Celtics; em dois jogos da série, o Barba ficou acima dos 40 pontos.