NBA: Gui Santos estreia pelos Warriors; saiba como foi

Paola Zanon | 17/11/2023 - 09:22

Gui Santos fez seu primeiro jogo oficial da NBA na noite de quinta-feira (16), durante a derrota do Golden State Warriors para o Oklahoma City Thunder por 128 a 109.

Usando a camisa de número 15, o brasileiro entrou na quadra do Chase Center apenas na reta final do último quarto, quando a franquia de São Francisco já estava com uma desvantagem de 20 pontos.

Ainda assim, em pouco menos de quatro minutos, Gui conseguiu contribuir com sua primeira cesta de dois pontos na liga em três tentativas, além de três rebotes defensivos e uma assistência.

A atuação de Gui Santos em apenas três minutos já foi mais significativa que a de Klay Thompson, jogador titular, que ficou em quadra durante 27 minutos. O tetracampeão não estava em uma noite boa e anotou apenas cinco pontos, dois rebotes e três assistências.

Gui Santos nos Warriors

Gui Santos começou sua carreira na NBA ao ser draftado como a 55ª escolha geral pelo Golden State Warriors em 2022. Por não haver espaço no time principal, o brasileiro foi encaminhado ao Santa Cruz Warriors, afiliado da franquia na G-League.

Lá, o ala-pivô teve a oportunidade de desenvolver melhor tanto suas habilidades em quadra, quanto seu porte físico para se adaptar ao estilo de jogo da liga estadunidense de basquete.

Santos foi escalado para defender o Golden State na Summer League deste ano e teve uma média de 18 pontos, 1,5 assistências e cinco rebotes, além de um aproveitamento de 52% nos arremessos.

A performance do brasileiro chamou a atenção da equipe técnica dos Warriors, mas por questões burocráticas de um contrato ainda vigente com o Minas, time defendido por ele na NBB, o vínculo definitivo com a equipe de São Francisco demorou mais do que o esperado para acontecer.

A contratação oficial de Gui Santos foi anunciada pelo Golden State Warriors no dia 6 de novembro.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.