Quem acompanhou a Summer League da NBA em julho de 2023 viu que um dos principais destaques do Golden State Warriors foi Gui Santos, draftado pela franquia em 2022 e realocado para a G-League.
A evolução do brasileiro foi notada não só pelos torcedores da equipe, como também pelos fãs da liga em geral, e até pelos executivos dos Warriors, que elogiaram sua atuação.
Em uma conversa com o Quinto Quarto, o próprio Guilherme explicou quais foram as mudanças e melhoras em seu estilo de jogo depois de um ano defendendo o Santa Cruz Warriors.
— A principal mudança no meu no meu jogo foi principalmente a força física, mas também as leituras e a adaptação que eu tive ao jogo. Agora eu estou mais ciente do que eu tenho que fazer dentro de quadra, onde eu tenho que me posicionar, onde que eu tenho que estar pra conseguir a cesta a bola mais fácil de finalizar. Essa minha vivência toda no passado me ajudou a encontrar esses meios—, explicou ele.
O gerente auxiliar de operações do Golden State, Larry Harris, deixou claro que a evolução de Gui Santos ao longo da última temporada o deixa como um dos principais candidatos a fazer parte da equipe principal. O executivo, inclusive, chegou a conversar com o brasileiro.
— Ele falou que gostou bastante da minhas atuações, que eu fui uma boa surpresa para eles. Mas isso, para mim, é só um ponto positivo, eles estão vendo que estou evoluindo bastante. Isso só me dá gás e mais força para que eu continue treinando e evoluindo cada vez mais—, comemorou Gui.
As boas atuações de Santos também renderam uma grande repercussão de seus jogos no Brasil, coisa que mesmo ele sendo brasileiro, não esperava que acontecesse —mesmo assim, ele não tirou seus pés do chão.
— Eu não estava esperando tanto essa repercussão, mas aconteceu porque eu joguei bem, da mesma forma que aconteceria se eu tivesse jogado mal. Eu acho que tudo isso faz parte, é uma um lado que os atletas têm que saber lidar, nunca deixar subir muito à cabeça. Eu fiquei muito feliz por ter criado uma boa expectativa no Brasil—, afirmou.
Como Gui Santos pode se encaixar nos Warriors?
Apesar de todas as impressões positivas da Summer League, a vaga no Golden State Warriors já para a próxima temporada não está nem perto de ser garantida.
No momento, a equipe só poderia oferecer ao brasileiro um contrato de duas vias. Por ainda ser um atleta do 123 Minas, da NBB, Gui Santos não poderia assinar um vínculo dessa modalidade, apenas um vínculo completo.
Ainda assim, o próprio brasileiro já sabe como poderia se encaixar no time principal, que conta com nomes como Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green e, agora, Chris Paul.
— Com certeza eu seria um facilitador, porque eles já têm grandes nomes, grandes pontuadores. Eu seria um cara que está ali para ajudar na defesa, pegar rebote, jogar sem bola e espaçar a quadra, facilitando a vida das grandes estrelas—, explicou ele.
Mesmo com boas expectativas, uma nova temporada na G-League em caso de não conseguir um espaço no time principal dos Warriors não deixaria Guilherme desmotivado; muito pelo contrário.
— Eu espero fazer exatamente o que eu fiz esse ano, continuar evoluindo e me desenvolvendo para quando eu tiver oportunidade, eu estar extremamente pronto e agarrar ela da melhor maneira possível. Independentemente do que aconteça, eu vou visar sempre ser melhor a cada dia—, declarou Gui Santos.