NBA: Técnico dos Lakers, Darvin Ham rebate acusações de Steve Kerr, dos Warriors

Márcio Júnior | 14/07/2023 - 20:17

Quando os Los Angeles Lakers, de LeBron, venceram o jogo 4 das semifinais da Conferência Oeste da NBA, contra o Golden State Warriors, de Stephen Curry, no dia 8 de maio, e abriu 3 a 1 na série, Steve Kerr, técnico dos Warrios, reclamou da atitude dos árbitros e de alguns dos jogadores do time de roxo e dourado. Passados mais de 2 meses daquele jogo e da classificação dos Lakers para a final da conferência oeste, o assunto ainda rende na terra de tio Sam.

Nesta semana, a polêmica entre Steve Ker e Darvin Ham ganhou mais um novo capítulo. Em entrevista ao podcast “ #thisleague UNCUT , o técnico dos Lakers voltou a comentar sobre a fala do técnico rival mas, desta vez, em um tom mais ameno. Ham considera que as palavras de Kerr após aquele jogo são como “jogar xadrez, jogar pôquer, como você quiser chamar, caras tentando se dar toda e qualquer chance de todas as maneiras possíveis de sair no topo de uma situação e ser vitorioso”.

LEIA MAIS

+ Técnico dos Lakers manda forte mensagem para times que recusaram sua contratação

++ Mercado NBA: Jaylen Brown surpreende e pausa renovação com Celtics

O nível de chateação de Ham aumentou quando um dos participantes comentou da semelhança entre Steve Kerr e o lendário técnico 11 vezes campeão da NBA – seis pelo Chicaco Bulls e cinco pelos Lakers – , Phil Jackson. Uma das “características” de Phil, era usar suas entrevistas para causar um alvoroço na liga. Ham, por sua vez, reprovou a atitude de Kerr, e considerou sua atitude como “ridículo como o inferno”.

Além dos comentários sobre as diversas faltas assinaladas contra o seu time, chegou a dizer que estava fazendo um “apelo pessoal à NBA” para que os comissários analisassem a adição de novas regras contra a simulação de faltas durante os jogos. “Esse é o meu apelo pessoal à NBA. Nós podemos fazer melhor para evitar simulações, mas dou crédito aos Lakers por que eles foram capazes de fazer”.

Steve Kerr acusou Lakers e Darvin Ham de “manipular” os árbitros e cavar faltas

A polêmica entre os dois técnicos começou após com a entrevista de Steve Ker após a derrota no jogo 4 da semifinal da conferência oeste (relembre aqui). A principal queixa de Steve Kerr naquele jogo foi sobre o comportamento dos árbitros em relação às decisões defensivas dos Lakers, que renderam ao time de LeBron algumas faltas marcadas a seu favor, marcadas por irregularidade no bloqueio ofensivo dos Warriors., que geram 16 turnovers e 22 faltas, sete a mais que o rival.

— Tivemos três ou quatro bloqueios ilegais marcados. Isso foi decepcionante. Eles cavaram algumas faltas e foram recompensados — disse o treinador, durante a entrevista coletiva após o confronto.

Ham chegou a defender seu time, seus jogadores e a si mesmo em entrevista depois do jogo seguinte, vencido pelos Warriors por 121 a 106. Na coletiva, o técnico dos Lakers justificou que vários dos seus jogadores terminaram o jogo com vários arranhões e que não precisa “procurar por ajuda”.

— Nós jogamos um estilo de basquete físico. Não ensinamos a fingir, a ficar reclamando. Olha LeBron, ele tem mil arranhões no braço, mesma coisa AD, Austin Reaves, Lonnie Walker. É uma pena que se resuma a isso, mas não fizemos isso o ano todo e, com certeza, não vamos começar a fazer agora, procurando um terceiro para nos ajudar — disse o técnico dos Lakers.

Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.