Finais da NBA: Mavericks atropelam Celtics no jogo 4 em vitória ‘de honra’ na decisão

Marcelo Cartaxo | 14/06/2024 - 23:58

O Dallas Mavericks derrotou por 122 x 88 o Boston Celtics pela primeira vez nas finais da NBA de 2024. Boston, que vinha de uma sequência de 10 vitórias nos playoffs, perdeu pela primeira vez em mais de um mês, e agora o jogo 5 das finais da NBA vai acontecer.

Os Celtics entraram em quadra buscando a varrida na série e o troféu em Dallas, mas Luka Dončić não deixou isto acontecer no American Airlines Center. O esloveno foi para 30 pontos, enquanto Kyrie Irving contribuiu com 28.

O primeiro tempo do duelo terminou com Dallas liderando por 26 pontos indo para o intervalo. Boston teve o pior aproveitamento em pontos de quadra em um primeiro tempo na temporada, foram 35 pontos. Luka Dončić, por outro lado, sozinho, tinha 25 quando acabou o 2º quarto.

Diferente das outras partidas, os Mavericks apareceram bem na defesa para impedir as jogadas de Jayson Tatum, em especial tentando acelerar o jogo com passes para fora do garrafão. As ajudas defensivas chegavam rápidas e os Celtics ficaram sem opcões de arremesso claro para a primeira etapa. Foram cinco bolas de três pontos convertidas em 19 tentativas.

Kristaps Porziņģis estava disponível para o jogo, mas o técnico Joe Mazzulla optou por não colocar o jogador em quadra devido às condições físicas. Antes da partida, Mazzulla disse que usaria Porzingis em situações específicas.

Na volta para os dois quartos finais, o Dallas Mavericks manteve a vantagem e o ritmo de jogo, estressando alguns jogadores dos Celtics, como Jayson Tatum, que recebeu duas faltas com menos de três minutos de jogo e ficou a dois tentos de ser expulso por excesso de penalidades, como Luka Dončić no jogo 3. Os ajustes de Joe Mazzulla não funcionaram, e mesmo mandando jogadores mais altos para a linha de lance livre na esperança de que errassem, Boston não conseguiu reagir.

Durante a partida, os fãs ficaram animados com a possibilidade de jogar mais uma partida nas finais, e os comentaristas da transmissão americana levantaram a hipótese de ser um “one and done”. Isso significa que pode ser a única vitória dos Mavericks nas finais.

A final volta para Boston, e Celtics têm a chance de garantir o título jogando em casa contra os Mavericks

O TD Garden não disse adeus às finais da NBA no jogo 2, e agora receberá mais uma partida da grande decisão. Um dos times com mais títulos na história vai poder defender o mando de quadra pela última vez na temporada, porque caso vençam serão campeões.

Caso os Celtics tivessem varrido os Mavericks nas finais da NBA, seria a segunda vez em quase seis anos, desde que LeBron James e os Cavaliers foram derrotados  por 4 x 0 pelos Warriors de Stephen Curry e Kevin Durant em 2018.

Luka Doncic e companhia vivem para jogar mais um jogo, podendo ser o último da temporada, em uma das arenas mais barulhentas da liga. O jogo 5 acontece na segunda-feira (17).

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.