Estrelas da NBA que não jogarão a Copa do Mundo de Basquete 2023

Matheus Costa | 17/08/2023 - 17:34

Enquanto a NBA segue em seu hiato, o mundo do basquete volta a ficar agitado com a chegada da Copa do Mundo de Basquete 2023, organizada pela FIBA.

Reunindo as principais seleções do basquete mundial, a competição irá reunir diversas estrelas do esporte, muitas delas que atuam na NBA, a maior liga competitiva do mundo. No entanto, por diferentes motivos, diversos nomes relevantes acabaram ficando de fora do torneio. A Copa do Mundo de Basquete será disputada na Indonésia, Filipinas Japão entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro, com 32 seleções em disputa.

VEJA TAMBÉM:

+ Copa do Mundo de Basquete: grupos, datas e onde assistir todos os jogos

++ Jamal Murray é cortado e está fora da Copa do Mundo de Basquete

Com diversos desfalques na Seleção Americana, já que muitos de seus astros optaram por não participar do time de Steve Kerr visando a próxima temporada da NBA, várias outras seleções também foram afetadas por conta da ausência de astros. Logo, depois de listar todas as estrelas que jogarão a Copa do Mundo de Basquete, chegou a hora de citar todas que estarão de fora.

LeBron, Curry e outros desfalcam os Estados Unidos na Copa do Mundo de Basquete de 2023

A seleção dos Estados Unidos contará com diversos desfalques para a disputa da Copa do Mundo. A lista conta com 12 atletas de elite da NBA que optaram por recusar as convocatórias por motivos pessoais.

A lista de desfalques norte-americanos inclui Stephen Curry, Damian Lillard, Jimmy Butler, LeBron James, Jayson Tatum, Kevin Durant, Donovan Mitchell, Bam Adebayo, Jaylen Brown, Zion Williamson, Draymond Green e Anthony Davis. Entre os 12 nomes, 10 deles participaram de edições anteriores da Copa do Mundo ou das Olimpíadas.

Além dos citados que desistiram publicamente de suas convocações, vários outros jogadores de elite da NBA também ficaram de fora da competição. Nomes como Joel Embiid, Paul George, Devin Booker, Ja Morant, Kawhi Leonard, James Harden, Kyrie Irvin e Klay Thompson não farão parte do elenco norte-americano por diferentes motivos.

Jokic, Giannis e Wembanyama: os desfalques internacionais da Copa do Mundo

Não é só a seleção dos Estados Unidos que chega na competição com desfalques importantes. Diversas seleções internacionais também perderam jogadores importantes e até mesmo seus principais atletas para o torneio da FIBA.

Os três principais desfalques, sem dúvidas, ficam para as seleções da Sérvia, Grécia e França. Nikola JokicGiannis AntetokounmpoVictor Wembanyama afirmaram publicamente que estarão de fora de suas respectivas seleções por motivos diferentes. Atual campeão da NBA com o Denver Nuggets, Jokic se declarou exausto “fisicamente e mentalmente” à comissão técnica e ficou de fora. Giannis segue se recuperando de uma cirurgia no joelho esquerdo, enquanto a primeira escolha do draft deste ano optou por ficar de fora e focar em sua preparação para o seu primeiro ano na liga.

Confira os principais desfalques:

Sérvia: Nikola Jokic, Vasilije Micic, Aleksej Pokusevski, Nemanja Nedovic, Nemanja Bjelica, Boban Marjanovic
Grécia: Giannis Antetokounmpo, Kostas Sloukas, Tyler Dorsey e Nick Calathes
França: Victor Wembanyama, Frank Ntilikina, Killian Hayes e Rodrigue Beaubois
Espanha
: Ricky Rubio e Lorenzo Brown
Canadá: Jamal Murray, Cory Joseph e Trey Lyles
Australia: Ben Simmons
Brasil: Didi Louzada
Japão: Rui Hachimura
Letônia: Kristaps Porzingis
Lituânia: Domantas Sabonis e Marius Grigonis
Eslovênia: Goran Dragic e Vlatko Cancar
Alemanha: Maxi Kleber
México: Juan Toscano-Anderson
Itália
: Danilo Galinari, Darius Thompson e Nico Mannion
República Dominicana: Al Horford e Chris Duarte
Porto Rico: Jose Alvarado

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.