O astro do Philadelphia 76ers sofreu com uma lesão no joelho na derrota para o Golden State Warriors. Embiid deixou a quadra após um lance em que o jogador dos Warriors Jonathan Kuminga caiu por cima de seu joelho esquerdo.
De acordo com o jornalista da ESPN Adrian Wojnarowski, Joel Embiid sofre com uma ruptura do menisco no joelho esquerdo. O atual MVP teve sua ausência confirmada para a próxima partida dos Sixers, contra o Utah Jazz na sexta-feira (2). Segundo o Wojnarowski, o astro ficará de fora do próximo fim de semana de jogos. Ao passo que o departamento médico do Philadelphia 76ers prepara um plano de reabilitação para Embiid.
Sixers star Joel Embiid has an injured lateral meniscus in his left knee and will be out through the weekend while a treament plan is finalized, sources tell ESPN.
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) February 2, 2024
Joel Embiid tem lidado com lesões nesta temporada e o tempo perdido fora de casa pode ser um fator determinante para que a pivô dos Sixers não receba seu segundo prêmio de MVP consecutivo.
Segundo as novas regras da NBA, os jogadores só serão elegíveis para o vencimento dos prêmios individuais caso participem de pelo menos 65 jogos na temporada. Algo que tem levantado questões ao redor da liga.
Com o desfalque dos 76ers contra o Jazz, restarão apenas cinco jogos no calendário da temporada regular em que Joel Embiid pode ficar de fora sem que seja desqualificado à receber o prêmio. Ou seja, caso a lesão sofrida não tire o jogador de quadra por rodadas consecutivas, Embiid ainda será elegível e com margem para “descansar” quando precisar ficar fora de ação mais para frente.
O jogador também está sendo investigado pela própria NBA por causa de uma ausência repentina contra o Denver Nuggets há algumas rodadas.
Embiid pode ser desqualificado do prêmio de MVP antes do All-Star Weekend
O camaronês se encontra em uma situação delicada. Reconhecido por boa parte dos fãs da NBA como o melhor jogador da liga, Embiid estava à todo vapor em direção ao seu segundo prêmio de MVP consecutivo.
Entretanto, com um mínimo de jogos a ser disputado na temporada para que seja elegível ao reconhecimento, e vivendo um momento em que pode ter sofrido uma lesão mais grave, Embiid pode dizer adeus à corrida para ser o jogador mais valioso da NBA antes mesmo da pausa para o All-Star Weekend.
A última partida dos Sixers antes do evento que simboliza metade da temporada percorrida será contra o Miami Heat no dia 14 de fevereiro. Até lá, os 76ers disputarão sete partidas, e caso Joel Embiid não jogue pelo menos cinco destes, estará desclassificado da disputa pelo MVP.